ads-geral-topo
Cidades

Passos de Anchieta: 100 km de fé passando por cidades capixabas

Durante quatro dias, a caminhada percorrerá o mesmo trajeto feito pelo padre, conhecido hoje como São José de Anchieta.

Por Redação

2 mins de leitura

em 06 de jun de 2023, às 11h48

Foto: Divulgação

O município de Anchieta irá acolher milhares de peregrinos que irão participar da 24ª edição da Caminhada Passos de Anchieta. O evento, realizado pela Abapa e com apoio da Prefeitura de Anchieta, acontece entre os dias 8 a 11 de junho (feriado de Corpus Christi) entre a capital, Vitória e o Santuário Nacional de São José de Anchieta. Ainda está em tempo de se inscrever. Haverá ônibus para levar e trazer os moradores de Anchieta todos os dias.

A caminhada que irá percorrer 100 quilômetros durante quatro dias, é o mesmo que foi realizado pelo padre, hoje São José de Anchieta. Os andarilhos vão ter a oportunidade de conhecer as belezas da região e o Santuário Nacional, onde irá acontecer uma missa de acolhida.  A caminhada é um evento de fé, peregrinação e também de lazer e turismo, sendo um dos maiores do segmento no Estado.

De acordo com os organizadores, o roteiro é estruturado com uma sinalização fixa que abrange quatro municípios: Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. A caminhada é feita em uma data específica anual, mas atrai centenas de participantes em qualquer época, por ter uma sinalização perene, através da instalação e manutenção de 223 pilaretes de sinalização de mais de 2 metros de altura, fixados em locais estratégicos em todo o roteiro.

O evento, conforme os organizadores, é assegurado pela presença de ambulâncias prontas para remoção de acidentados. E aqueles que acabam desistindo no meio do caminho, também podem pegar uma carona nos carros de apoio da organização.

O percurso é realizado em quatro dias, divididos nos seguintes trechos:

1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha (são percorridos em média 25 km).

2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari (28 km).

3º dia: entre Setiba e Meaípe (24 km ainda em Guarapari).

4º dia: entre Meaípe até Anchieta, no Santuário (os 23 km finais).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape