ads-geral-topo
Geral

Promovendo o bem-estar: a massagem terapêutica na depressão

A massagem terapêutica estimula a liberação de endorfinas, substâncias químicas naturais que atuam como analgésicos e antidepressivos naturais no cérebro

Por Redação

2 mins de leitura

em 03 de jun de 2023, às 09h22

Foto: Pexels / thirdman

A depressão é uma condição mental complexa que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, causando uma série de sintomas, como tristeza persistente, falta de interesse nas atividades diárias, alterações de sono e apetite, entre outros. O tratamento da depressão geralmente envolve abordagens terapêuticas tradicionais, como psicoterapia e medicamentos antidepressivos, que desempenham um papel fundamental na recuperação dos pacientes.

No entanto, cada vez mais pessoas estão buscando complementar o tratamento tradicional com terapias auxiliares que podem fornecer benefícios adicionais. Entre essas alternativas está a massagem terapêutica e relaxante, que tem se mostrado promissora no alívio dos sintomas depressivos.

A massagem terapêutica, praticada por massoterapeutas como a Mylena Cortez, de Cachoeiro de Itapemirim, oferece uma abordagem que pode contribuir para o tratamento da depressão. Através de técnicas específicas, a massagem ajuda a relaxar os músculos tensos e reduzir o estresse acumulado no corpo. Esse relaxamento físico pode ter um efeito positivo no estado emocional, auxiliando na diminuição da ansiedade e da tristeza associadas à depressão.

Além disso, a massagem terapêutica estimula a liberação de endorfinas, substâncias químicas naturais que atuam como analgésicos e antidepressivos naturais no cérebro. Essas endorfinas podem ajudar a melhorar o humor, reduzir a sensação de tristeza e promover uma sensação geral de bem-estar.

É importante ressaltar que a massagem terapêutica não substitui o tratamento tradicional da depressão, mas pode complementá-lo de maneira significativa. É fundamental que as pessoas que sofrem de depressão busquem o suporte de profissionais de saúde qualificados, como médicos e psicólogos, para receber um diagnóstico adequado e um plano de tratamento abrangente. No entanto, para muitos pacientes, a massagem terapêutica pode ser uma adição valiosa ao seu cuidado, ajudando a promover o relaxamento, aliviar a tensão e contribuir para a melhoria do estado emocional.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape