ads-geral-topo
Cidades

RuralturES 2023: descubra o encanto do turismo rural

O grande destaque desta edição pe a Casa Nostra com uma espaço que vai reporduzir a casa dos imigrantes italianos

Por Redação

18 mins de leitura

em 14 de jun de 2023, às 17h18

Foto: Divulgação

Começa nesta quinta-feira (15) e vai até domingo (18) a 3ª Feira Estadual de Turismo Rural, a RuralturES, uma experiência imperdível com quase 30 horas de programação. Mais de 140 empreendedores capixabas vão encantar os visitantes no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). Prepare-se para se surpreender com a diversidade de produtos e vivenciar momentos únicos.

A Ruraltures é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sebrae/ES, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, a Secretaria de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e Aderes, com apoio do Ifes, Senac, Senar e Afepol e patrocínio do Sicoob e Sistema OCB/ES. O objetivo principal é divulgar os produtos e proporcionar experiências incríveis aos participantes. O evento destaca o poder do agroturismo capixaba, enfatizando o turismo de experiência como elemento central. A entrada é gratuita.

A RuralturES é uma feira que representa a força do agroturismo capixaba e, mais uma vez, tem o Turismo de Experiência como ponto-chave. O evento conta com a participação de pequenos negócios rurais que estão trabalhando fortemente a construção de novas experiências turísticas e terão a oportunidade de expor suas diferentes manifestações culturais e diversidades de produtos”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Além dos stands de produtos da agroindústria capixaba, a RuralturES terá espaços específicos para promover os cafés de qualidade e as cervejas artesanais capixabas. Quem também ganhou espaço no evento foi a Indicação Geográfica Socol de Venda Nova do Imigrante, que vai fazer uma apresentação no espaço Prosa de Negócios com direito à degustação e compartilhamento da história dessa tradicional iguaria.

O grande destaque desta edição é a Casa Nostra. O espaço vai reproduzir a casa dos imigrantes italianos, permitindo uma experiência imersiva na cultura e na tradição das famílias italianas que vieram para o Espírito Santo no século 19 trabalhar nas lavouras de café.

A Casa Nostra promete uma experiência diferenciada, com visitas guiadas em uma parte da história da imigração italiana. Nos demais espaços também será possível conhecer as histórias dos produtos, e serão promovidos momentos de experimentação, degustação e oficinas”, conta Pedro Rigo.

‘As Canções da Nonna’: uma jornada musical pela cultura italiana

Durante a RuralturES 2023, haverá o musical “As Canções da Nonna”, com duas apresentações: sábado (17), às 14h; e domingo (18), às 11h30. O público terá a oportunidade de assistir a performances com até 1h de duração, reunindo 20 pessoas no elenco, entre cantores, instrumentistas e músicos.

O espetáculo contará com a participação da “Orquestra de Câmara” e da Companhia Musical Allegro, de Gurapari, juntamente com o coro “Encantar”, formado por estudantes das redes de ensino de Venda Nova do Imigrante, em um projeto institucional da Prefeitura local.

Idealizado pelo maestro Inárley Carletti, um cantor lírico de renome internacional, o musical “As Canções da Nonna” tem como objetivo retratar, de forma emocionante e envolvente, as canções entoadas pelas avós no âmbito da cozinha dos imigrantes italianos. “Na cozinha tudo acontecia. Era o coração da casa dos italianos“, diz o maestro.

Serviço:
Musical “As Canções da Nonna”

Dias 17 de junho (sábado), às 14h; e 18 de junho (domingo), às 11h30

15ª Expedição Tropeira chegará no sábado (17)

A 15ª Expedição Tropeira chegará sábado (17), por volta das 16h, ao Centro de Eventos. Mais de 30 pessoas de três Estados (ES, MG e RJ) e de 17 municípios diferentes saíram no último domingo (11), de Anchieta, percorrendo o caminho de cerca de 200 km feito pelos imigrantes italianos no Espírito Santo. A Expedição marca a estreia do novo projeto de experiência do Sebrae/ES, a “Rota da Imigração”, que em 2024 fará parte  das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Estado.

Conheça os espaços da RuralturES 2023:

Experiência Café

No espaço, será possível conhecer todo o processo, do plantio até a degustação do café de qualidade. Serão oito produtores expondo produtos e demonstrando as etapas da cafeicultura capixaba.

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-cafe/

Experiência Cerveja

Outra bebida que conquistou o paladar dos capixabas é a cerveja artesanal que mais uma vez marca presença na Feira, com oito empreendimentos do segmento expondo seus produtos. No stand será possível consumir e conhecer o processo produtivo.

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-cervejarias/

Experiência Flores

Para quem gosta de arranjos florais, o espaço vai promover oficinas e ensinar os visitantes a elaborarem os adornos de maneira profissional, com as combinações adequadas. Os produtos podem ser utilizados na decoração ou para presentear alguém.

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-flores/

Experiência Artesanato

O artesanato capixaba será representado por 18 expositores que vão levar produtos de diversos municípios do Espírito Santo para a RuralturES, com oportunidade para comercialização e divulgação da cultura local.

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-artesanato/

Experiência Casa Nostra

Destaque desta edição, a réplica de um casario vai promover uma experiência sobre a vida dos imigrantes italianos. Para conhecer o espaço é necessário fazer um pré-agendamento e para a visita guiada será cobrado ingresso.

*Venda antecipada em: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experienciacasanostra/

Experiências Espírito Santo

*De Santa Teresa

1.Cantina Matiello

A história da família Mattiello em Santa Teresa começou com a produção da bebida com jabuticabas e, com o passar das gerações, ressurgiu o cultivo de videiras para a produção de vinhos.

2.Cervejaria Três Santas

Apaixonados por cervejas e pães, a cervejaria surgiu do interesse e de muito estudo do processo de fermentação natural.

3.Capitão Redighieri

A produção de chocolates artesanais se inicia na plantação de mudas selecionadas, passando pela colheita de frutos bem maduros, fermentação, secagem e torra das amêndoas (“tree to bar”)

*Morango, mel e beiju

1.Empório do Morango Forno Grande

Em busca do morango perfeito, a família Küster iniciou os cultivos em 1990, em Forno Grande (Castelo). Além da fruta in natura, também beneficia na forma de licores e geleias.

2.Apiário Florin

Sediado em Domingos Martins, oferece programa de vivências afetivas, o “Florin Experience”, que compreende a realização de workshops, cursos e visitas técnicas destinadas a evidenciar a importância das abelhas e da polinização para a produção de alimentos saudáveis.

3.Beiju do Sapê do Norte

O beiju é uma iguaria feita com massa de mandioca, muito comum no Norte do Espírito Santo. Tradicional nos quilombos do Sapê do Norte, nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra.

Espaço Tropeiro

Fica no Paiol do Nonno, onde os tropeiros “pousam” quando chegam da Expedição. O espaço é administrado por empreendedores de Conceição do Castelo. Estão previstos: queima de alho, torra de café, pão e biscoito no forno à lenha, causos, roda de viola, lambicagem de cachaça, preparo de açúcar mascavo no cupinzeiro e torresmo prensado.

Espaço Prosa de Negócios

Cultura, gastronomia, agroturismo, artesanato e muito mais estarão reunidos nesse espaço. Serão realizadas apresentações de aproximadamente 45 minutos para promoção desses produtos no conceito do Turismo de Experiência.

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/prosa-de-negocios-sebrae/

Experiência Sensorial (Ifes Venda Nova)

O Instituto vai realizar desde cursos de inovação itinerante até o “Pit Gastronômico”. Na parte sensorial, haverá experiências para identificação de aromas, a exemplo de café, cerveja, sucos, tapioca e biscoitos feitos com amido de banana verde, cogumelos e até azeite, incluindo o de abacate.

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-sensorial-ifes/

Stand Sebrae/ES

No stand do Sebrae/ES, empreendedores que desejam construir experiências turísticas para os seus clientes podem buscar por dicas, soluções e atendimento com os analistas da unidade de Venda Nova que estarão disponíveis durante todo o evento.

Cozinha Show

Pratos deliciosos como Feijão Tropeiro Cidade, Eggs Benedicts com socol, Prato da terra, Aligot de Polenta, Bobó de camarão, Feijoada, Panna Cotta de Juçara, Torresmo prensado, Risoto de torresmo com aipim, Capeletti de Socol, Involtini de Tilápia com Pesto de Açaí Juçara, Brote com Carne de Sol, e Gelatos artesanais inspirados em culinária típica.

*Programação- https://ruraltures.com.br/programacao2023/cozinha-show/

PROGRAMAÇÃO GERAL

(*A programação está sujeita à alteração. Consulte a programação atualizada em www.ruraltures.com.br)

*Programação apresentações culturais- https://ruraltures.com.br/programacao2023/apresentacoes-culturais/

*Cursos- https://ruraltures.com.br/programacao2023/cursos/

Quinta-feira (15/6)

16h | ABERTURA DA FEIRA

16h | PROSA DE NEGÓCIOS | Cozinha afetiva

16h | COZINHA SHOW | Senar

16h | ARTESANATO | Stand Andréia Rangel – técnica japonesa em croche

16h | ARTESANATO | Stand Um Mimo: reaproveitamento de retalhos para confecção de peças

16h30 | PROSA DE NEGÓCIOS | IG Socol (degustação)

17h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

17h | COZINHA SHOW | IFES

17h | ARTESANATO | Tramas Artesanais – Demonstração da tecelagem

17h | ARTESANATO | Laços & Cia Paty – técnica de fazer laço

17h30 | PROSA DE NEGÓCIOS | Congo Timbuí / Laticínio Lorena / Queijaria Canto Roça (Fundão)

18h | COZINHA SHOW | Chef Vovó Rosinha | Nome do Prato: Feijão Tropeiro Cidade

18h | CAFÉ | Oficina de Preparo de café especial

18h | ARTESANATO | Jubini’s ateliê – Demonstração de macramê

18h | CERVEJA | Sorber de cerveja – Chefe Renato (Senac)

18h | CULTURAL| Jorginho do Sax – Venda Nova do Imigrante

18h30 | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

18h30 | ARTESANATO | Artmanha – Confecção de telas com diamantes ou strass

19h | COZINHA SHOW | Chef Renato Santos | Eggs Benedicts com socol e molho hollandaise sobre toast de polenta

19h | ARTESANATO | Beppe Camata – Brinquedos em madeira

19h | CULTURAL | Grupo Folclórico Tanzfreude (Juvenil) – Domingos Martins

19h30 | FLORES | Kokedama

19h30 | ARTESANATO | Crochê da Schirley

19h30 | CAFÉ | Oficina de Métodos de preparo de café

20h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

20h | PROSA DE NEGÓCIOS | Turismo Santa Teresa

20h | COZINHA SHOW | Chef Ricardo Silva | Prato da terra

20h | ARTESANATO | Arcade – souvenir pirografando na madeira de café

20h | CERVEJA | Degustação as Cegas – Azzurra

20h | CULTURAL | Banda Marcial Municipal Emiliano Pedrino Lorenção – Venda Nova do Imigrante

20h30 | PROSA DE NEGÓCIOS | Circuito Vale do Canaã (Santa Teresa)

20h30 | FLORES | Buque espiral com estrutura

21h | PROSA DE NEGÓCIOS | Coletivo de Guias

21h | COZINHA SHOW | Débora Uliana/Bartender Renan Stoffel | Aligot de Polenta com Ragu de Linguiça caseira e crocante de socol

21h | ARTESANATO | Ateliê Fran Fabrini – Aula básica introdução ao macramê

21h | CERVEJA | Cervejaria Dus Grillos

21h | CULTURAL | Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho – Domingos Martins

22h | ENCERRAMENTO DA FEIRA

. Espaço CAFÉ: Durante a feira haverá degustação, torra e orientações sobre pós colheita de cafés especiais com apresentação de equipamentos para pequenos produtores

. Espaço FLORES: Workshops Relâmpagos durante o dia

Sexta-feira (16/6)

16h| ABERTURA DA FEIRA

16h | ARTESANATO | Stand Andréia Rangel – técnica japonesa em croche

16h | ARTESANATO | Stand Um Mimo: reaproveitamento de retalhos para confecção de peças

16h30 | PROSA DE NEGÓCIOS | Workshop: A importância da diversidade e inclusão para o meu negócio

17h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

17h | COZINHA SHOW | Workshop com Matheus e Gustavo | Marketing e Fotografia

17h | ARTESANATO | Tramas Artesanais – Demonstração da tecelagem

17h | ARTESANATO | Laços & Cia Paty – técnica de fazer laço;

17h | CAFÉ | Oficina de Preparo de café especial

17h | CERVEJAS | Cervejaria Aurora – Senac

18h | PROSA DE NEGÓCIOS | Selo origem capixaba / Ali Rural

18h | COZINHA SHOW | IFES

18h | ARTESANATO | Jubini’s ateliê – Demonstração de Macramê

18h | CAFÉ | Receitas a base de cafés (SENAC)

18h | CERVEJAS | Cervejaria Três Santas

18h | CULTURAL | Banda Marcial DNV – São Roque do Canãa

18h30 | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

18h30 | PROSA DE NEGÓCIOS | Jalapão capixaba

18h30 | ARTESANATO | Artmanha – Confecção de telas com diamantes ou strass

19h | PROSA DE NEGÓCIOS | Turismo Ibiraço / Florada Café

19h | COZINHA SHOW | Chef Julia Rossini | Montagem e decoração de bolos

19h | ARTESANATO | Beppe Camata – Brinquedos em madeira

19h | CERVEJAS | Degustação as Cegas – Azzurra

19h30 | PROSA DE NEGÓCIOS | Coletivo de Guias

19h30 | FLORES | Terrario

19h30 | ARTESANATO | Crochê da Schirley

19h30 | CAFÉ | Oficina de Métodos de preparo de café

20h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

20h | PROSA DE NEGÓCIOS | Turismno baixo Guandu

20h | COZINHA SHOW | Chef Gilson Surrage | Bobó de camarão

20h | ARTESANATO | Arcade – souvenir pirografando na madeira de café

20h | CERVEJAS | Cervejaria Piwo

20h | CULTURAL | Grupo Blütenblätter Tal Volkstanzgruppe

20h30 | PROSA DE NEGÓCIOS |  Rota do Queijo (João Neiva – degustação)

20h30 | FLORES | Arranjo vegetativo com orquideas

21h | COZINHA SHOW | Chef Renato Santos | Feijoada

21h | ARTESANATO | Ateliê Fran Fabrini – Aula básica introdução ao macramê

21h | CERVEJAS | Cervejaria Grecco

21h | CULTURAL | Grupo Estirpe – Mucurici

22h | Show musical com ARIANA

22h| ENCERRAMENTO DA FEIRA

. Espaço CAFÉ: Durante a feira haverá degustação, torra e orientações sobre pós colheita de cafés especiais com apresentação de equipamentos para pequenos produtores

. Espaço FLORES: Workshops Relâmpagos durante o dia

Sábado (17/6)

14h | ABERTURA DA FEIRA

14h | CULTURAL | Canções da Nonna

14h | COZINHA SHOW | Rovênia Gomes | Panna Cotta de Juçara

14h | CERVEJA | Cervejaria Fatto a Mano

15h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

15h | COZINHA SHOW | Senar

15h | CULTURAL | Folia de Reis – Conceição do Castelo

15h | ARTESANATO | Beppe Camata – Brinquedos em madeira

15h | CAFÉ | Oficina de Preparo de café especial

17h | CERVEJA | Cervejaria Tarvos

16h | PROSA DE NEGÓCIOS | Circuito Águas Ardentes

16h | COZINHA SHOW | Chef Tico Tosi | Torresmo prensado

16h | ARTESANATO | Stand Andréia Rangel – técnica japonesa em croche

16h | ARTESANATO | Stand Um Mimo: reaproveitamento de retalhos para confecção de peças

16h | CERVEJA | Cervejaria Dus Grillos

16h | CULTURAL | Americanzone Music Band – Afonso Cláudio

16h30 | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

17h | PROSA DE NEGÓCIOS | Caminhos do pico da bandeira: Rota do café e da Cachaça e Caminho da Luz Divina

17h | COZINHA SHOW | Beto Brunelli | Risoto de torresmo prensado com crocante de aipim

17h | ARTESANATO | Tramas Artesanais – Demonstração da tecelagem

17h | ARTESANATO | Laços & Cia Paty – técnica de fazer laço

17h | CAFÉ | Oficina de Torra de Cafés

17h | CERVEJA | Degustação as Cegas – Azzurra

17h | CULTURAL | Grupo Folklorístico de dança Italiana “Lá Nostra Felicità” – São Roque do Canaã

17h40 | CULTURAL | Os Brandarinos

18h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

18h | PROSA DE NEGÓCIOS | Circuito Além Mar (Guarapari)

18h | COZINHA SHOW | IFES

18h | ARTESANATO | Jubini’s ateliê – Demonstração de Macramê

18h | CAFÉ | Receitas a base de cafés (SENAC)

18h | CERVEJA | Cervejaria Aurora/Piwo

18h20 | CULTURAL | Grünes Tal – Marechal Floriano

18h30 | ARTESANATO | Artmanha – Confecção de telas com diamantes ou strass

19h | PROSA DE NEGÓCIOS | Circuito Vale do Verde (Marechal Floriano)

19h | COZINHA SHOW | Chef Renato Santos | Capeletti de Socol em fonduta de Morbier

19h | CULTURAL | Maria Eduarda do Acordeon – Venda Nova do Imigrante

19h30 | PROSA DE NEGÓCIOS | Canaltures

19h30 | FLORES | Kokedama

19h30 | ARTESANATO | Crochê da Schirley

19h30 | CAFÉ | Oficina de Métodos de preparo de café

20h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

20h | PROSA DE NEGÓCIOS | Apiário Florin

20h | COZINHA SHOW | Carol Areias | Involtini de Tilápia com Pesto de açaí Juçara

20h | ARTESANATO | Arcade – souvenir pirografando na madeira de café

20h | CULTURAL | Grupo Folclórico de Dança Imperial Português – Conceição do Castelo

18h | CERVEJA | Cervejaria Aurora/Piwo

20h | CERVEJA | Cervejaria Três Santas

20h35 | CULTURAL | Gruppo Folkloristico Granello Giallo – Venda Nova do Imigrante

20h40 | FLORES | Arranjo vegetativo com suculentas

21h | PROSA DE NEGCIOS | IG Socol

21h | COZINHA SHOW | Giovanna Buaiz | Pizza sem glúten

21h | ARTESANATO | Ateliê Fran Fabrini – Aula básica introdução ao macramê

21h | CERVEJA | Cervejaria Altezza

21h | CULTURAL | Saxofonista Fernando Fagundes – Afonso Cláudio

21h30 | PROSA DE NEGOÓCIOS | Cozinha afetiva (degustação)

22h | CULTURAL | Show Musical Lija Wingler – Venda Nova do Imigrante

22h | ENCERRAMENTO DA FEIRA

. Espaço CAFÉ: Durante a feira haverá degustação, torra e orientações sobre pós colheita de cafés especiais com apresentação de equipamentos para pequenos produtores

. Espaço FLORES: Workshops Relâmpagos durante o dia

Domingo (18/6)

10h | ABERTURA DA FEIRA

10h | COZINHA SHOW | chef Ana Venturim | AULA KIDS: Mão na massa

11h | COZINHA SHOW | chef Daniela Gurgel | Brote com Carne de Sol

11h | CERVEJA | Cervejaria Aurora/Piwo

11h | CAFÉ | Oficina torra de Café (SENAC)

11h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

11h30 | CULTURAL | Canções da Nonna

12h | COZINHA SHOW | Rinaldo de Castro Oliveira | Gelatos artesanais inspirada em culinária típica

12h | ARTESANATO | Jubini’s ateliê – Demonstração de Macramê

12h | CULTURAL | Grupo de Tradições Folclóricas Pommerland – Santa Maria de Jetibá

13h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

13h | CAFÉ | Oficina de Preparo de café especial

13h | COZINHA SHOW | Lucia Helena Barros/Alexandre Bergamin | Drinks com café

13h | ARTESANATO | Arcade – souvenir pirografando na madeira de café

13h | CULTURAL | Grupo de Tradições Folclóricas Tanzerland – Santa Maria de Jetibá

13h30 | CULTURAL | Land Der Wasserfalle – Afonso Cláudio

14h | COZINHA SHOW | IFES

14h | ARTESANATO | Ateliê Fran Fabrini – Aula básica introdução ao macramê

14h | CULTURAL | Encenação de Casamento Pomerano – Domingos Martins

14h30 | CULTURAL | Grupo de Danças Folcóricas Land Der Berge

14h | CERVEJA | Cervejaria Grecco

15h | CASA NOSTRA – Viva questa esperienza

15h | COZINHA SHOW | Senar

15h | ARTESANATO | Beppe Camata – Brinquedos em madeira

15h | CAFÉ | Oficina de Métodos de preparo de café

15h | CERVEJA | Cervejaria Tarvos e Café Seleção do Mário

15h | CULTURAL | Apresentação Cultural Piccinini dei Monti – Marechal Floriano

15h30 | CULTURAL | Grupo Folkloristico Pietra Azzurra

16h | ARTESANATO | Stand Andréia Rangel – técnica japonesa em croche

16h | ARTESANATO | Stand Um Mimo: reaproveitamento de retalhos para confecção de peças

16h | CERVEJA | Cervejaria Fatto a Mano

16h | CULTURAL | Bloco Afro Baobá – Alfredo Chaves

16h40 | CULTURAL | Apresentação Cultural Banda Gioco di Mora – Alfredo Chaves

17h | ARTESANATO | Tramas Artesanais – Demonstração da tecelagem

17h | ARTESANATO | Laços & Cia Paty – técnica de fazer laço

17h | CERVEJA | Cervejaria Atezza – Senac

17h20 | CULTURAL | Apresentação cultural Jongo de São Benedito – Alfredo Chaves

18h | ENCERRAMENTO DA FEIRA

. Espaço CAFÉ: Durante a feira haverá degustação, torra e orientações sobre pós colheita de cafés especiais com apresentação de equipamentos para pequenos produtores

. Espaço FLORES: Workshops Relâmpagos durante o dia

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape