ads-geral-topo
Turismo

RuralturES atrai 40 mil pessoas e movimenta mais de R$ 2,3 milhões

Com mais de 30 horas de programação, a RuralturES surpreendeu o público com a diversidade de produtos oferecidos por mais de 140 empreendedores capixabas

Por Redação

5 mins de leitura

em 20 de jun de 2023, às 08h42

A 3ª RuralturES (3ª Feira Estadual de Turismo Rural), que começou quinta-feira (15) e terminou ontem (18), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão“, em Venda Nova do Imigrante (ES), atraiu público estimado em 40 mil pessoas em quatro dias de programação gratuita, um aumento de quase 15% em relação a 2022. Além disso, a Feira movimentou mais de R$ 2,3 milhões só no local do evento, conforme dados apurados até o momento, sem considerar a ocupação hoteleira e todos os serviços utilizados da cadeia produtiva do turismo do município e entorno.

Com mais de 30 horas de programação, a RuralturES surpreendeu o público com a diversidade de produtos oferecidos por mais de 140 empreendedores capixabas. Os visitantes puderam desfrutar de experiências diversas, como degustação de cafés especiais, cervejas artesanais, mel, morango, flores e artesanato. Também fizeram parte das atrações apresentações culturais de música e danças folclóricas, Cozinha Show, Expedição Tropeira, workshops, encontro do Polo de Turismo de Experiência do Sebrae, com a participação dos gestores do Sebrae nacional; e a Casa Nostra, um espaço que reproduziu a casa dos imigrantes italianos, permitindo uma imersão na cultura e tradição das famílias italianas que vieram para o Espírito Santo.

O objetivo principal do evento é divulgar os produtos locais e proporcionar experiências incríveis aos participantes, destacando o potencial do agroturismo capixaba e enfatizando o turismo de experiência como elemento central. Além dos empreendimentos locais, a Feira contou com a participação de expositores vindos do Pará e do Rio de Janeiro. E ainda oito caravanas do Espírito Santo participaram do evento, com receptivo e visitas ao agroturismo regional organizados pelo Sebrae/ES.

A RuralturES é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, em correalização com o Sebrae/ES, a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, o Governo do Estado (por meio das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), além do apoio do Ifes, Senac, Senar e Afepol, e do patrocínio do Sicoob e Sistema OCB/ES.

A Feira recebeu elogios de visitantes e expositores. Adriana Oka, profissional de marketing paulista e atualmente em Vitória, visitou o evento pela primeira vez e destacou a variedade de produtos e a experiência positiva para toda a família. “Compramos cafés, queijos, carnes e doces, e nossa filha se encantou com os stands dos apicultores e as lindas apresentações de dança. Foi um programa maravilhoso para toda a minha família!”.

O aposentado Valter José Lopes, também da capital capixaba, é outro estreante na Feira. “Achei a RuralturES fantástica. Maravilhoso o povo que constrói tudo isso aqui. Como apreciador, comprei um vinho da região para experimentar”. A mulher do aposentado, Cristina Lopes destacou as tradições agrícolas da RuralturES. “Gostei de ver os processos de produção, a exemplo do açúcar mascavo. Não sabia como era feito. A questão dos cafés também me impressionou. Não sou tomadora da bebida, mas quando você vai descobrindo o processo passa a gostar e sempre aprende muito”, disse.

A dona de casa Sueli Pereira Netto, de Leopoldina (MG), já conhecia a região e veio pela primeira vez à RuralturES. “Muito bem organizada, gostei muito e voltaria de novo. Parabéns aos organizadores! Queijo, mel e café me atraem muito. Compro os cafés da região sempre que venho”. Amiga da Sueli, Teresinha Bueno Gregorazzi saiu de São Carlos (SP) para conhecer a Feira. “Achei muito organizada. Sempre pratico turismo rural e, quando posso, vou a feiras e eventos na área. Recomendo a RuralturES”.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, comemora mais uma edição da Feira Estadual de Turismo Rural. “Quero agradecer e parabenizar todos os envolvidos, governo do Estado, na pessoa do governador, Renato Casagrande; Sebrae/ES, na pessoa do Pedro Rigo; Aderes, entre outros parceiros. A RuralturES foi um sucesso, com recorde de público, de atrações, de experiências, lançamentos de programas novos, sempre com a parceria do Sebrae e do Convention Bureau”.

Licia Caliman, secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato de Venda Nova, expressou sua satisfação com o resultado deste ano. “Acredito que conseguimos surpreender com o tamanho e a organização do evento, focado no turismo de experiência, levando ao visitante a riqueza da cultura e dos valores dos nossos antepassados. A Feira foi um sucesso, tanto pelos visitantes quanto pelos produtos apresentados pelos expositores!”.

Para a executiva de projetos do Convention Bureau, Andréia Rosa, a terceira edição da RuralturES superou todas as expectativas. “Lançamos o desafio para fazer ainda melhor em 2024. Só agradecer!”. O presidente do Conselho Curador da Associação, Leandro Carnielli, também está agradecido “O agroturismo mais uma vez mostrou o quanto cresceu em grupo com a governança do Montanhas Capixabas. O nosso obrigado a todos que estiveram conosco”.

E para Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, correalizador da Feira, a RuralturES não somente alcançou plenamente seus objetivos como também fortaleceu o turismo rural e valorizou os produtos locais do Espírito Santo. “Essa conquista não é apenas do Sebrae/ES, mas de todos os envolvidos, dos empreendedores aos visitantes, que se encantaram com as experiências proporcionadas na programação. A parceria entre o Sebrae/ES e o Convention Bureau foi fundamental para o sucesso. Juntos, seguiremos impulsionando o turismo rural, preservando nossa cultura, fortalecendo as economias locais e oferecendo experiências únicas aos visitantes. Continuaremos apoiando e incentivando o desenvolvimento do turismo rural no nosso Estado“, avalia.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape