Cidades

Saúde realiza monitoramento após caso de meningite em Calçado

Funcionários, alunos e professores que tiveram contato com uma servidora estão sendo monitorados, mas não há risco de epidemia

Redação Redação

Foto mostra enfermeira da Superintendência de Saúde em capacitação com servidores de Calçado sobre caso de meningite
Foto Ass. Com. São José do Calçado

A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Calçado, com o apoio da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, está monitorando funcionários, alunos e professores, por causa de um caso de meningite. Eles tiveram contato com uma servidora diagnosticada com a doença. Ao mesmo tempo, tranquiliza a população de que não há risco de uma epidemia da doença que é grave.

De acordo com a enfermeira da Superintendência, Leila Rangel, não há motivo para preocupação. “A meningite é uma doença grave, mas as pessoas podem ficar tranquilas, pois não há, em hipótese nenhuma, o risco de uma epidemia”, afirmou. Ela esteve no município para participar de uma capacitação sobre doenças contagiosas, em especial a meningite.

A capacitação aconteceu na manhã de segunda-feira (5), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e foi voltada para servidores da Educação e da Saúde do município. Ela disse que a Superintendência foi notificada e que não há motivo para fechamento de escolas. “Estamos fazendo o monitoramento de funcionários, alunos e professores que tiveram contato com a servidora e podemos garantir que não há motivos para temores e muito menos para um fechamento de escolas”, enfatizou. “A situação está sob absoluto controle e dentro da mais total normalidade”, completou a enfermeira.

A apreensão da população foi um dos motivos para a realização da capacitação, como ressaltou o secretário municipal de Saúde, Julierme Costa. Além de ter sido necessária, diante da detecção do caso da doença na servidora da Rede Pública de Ensino.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas.

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre transmissão por ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

Na meningite bacteriana algumas bactérias se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos.

Na meningite viral, a transmissão depende do tipo de vírus, podendo ocorrer contaminação fecal-oral, por contato próximo (tocar ou apertar as mãos) com uma pessoa infectada; tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos; trocar fraldas de uma pessoa infectada; beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus. Alguns vírus (arbovírus) são transmitidos pela picada de mosquitos contaminados (Informações da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui