Selo Institucional marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Evento aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, que recebeu pela primeira vez uma solenidade sobre o tema

Os Correios lançaram, na última terça-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília, o selo institucional alusivo ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Foi a primeira vez na história que a sede do governo federal recebeu um evento sobre o tema e, logo após a solenidade, o Palácio foi iluminado com as cores da bandeira LGBTQIA+.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNo evento de lançamento, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou a importância do tema neste momento de mudanças em que o Brasil vive. “Em um país que ocupa o topo do ranking mundial de mortes de travestis e pessoas trans pelo 14º ano consecutivo, divulgar as cores do orgulho LGBTQIA+ em um selo lançado na sede do nosso governo significa muito”, afirmou.
O dirigente também destacou que, desde que assumiu a gestão da estatal, tem trabalhado para transformar os Correios em um lugar livre de preconceitos de qualquer tipo. “A emissão deste selo reafirma nosso compromisso com o tema e reforça nosso papel, como agentes do governo federal presentes em todo o território nacional, na implementação de políticas públicas. Que possamos seguir contribuindo para a construção de uma sociedade de paz e equidade”, finalizou.
Estiveram presentes ao evento, além do presidente dos Correios, a diretora de Governança e Estratégia da estatal, Mariana Cruz Montenegro; o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida; o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta; o secretário nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo Pereira; a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC, Symmy Larrat; a presidenta do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas CNLGBTQIA+, Janaína Oliveira; o presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim; e a secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Carmen Foro; entre outras autoridades e representantes de empresas.
Sobre o selo
Sugestão da deputada federal Erika Hilton, o selo institucional traz, nas cores do orgulho LGBTQIA+, uma releitura da bandeira que celebra seu movimento contínuo ao longo do tempo. No entrelaçar da paleta que representa a diversidade, a arte traz os ciclos na luta por direitos e a conexão entre as identidades que formam a comunidade.
Segundo a deputada, “ter um selo oficial em homenagem ao Orgulho LGBTQIA+ é um símbolo de respeito à história de um movimento que ainda luta pelo direito de existir, pelo direito de ser e pelo direito de amar”. “A iniciativa dos Correios, uma das instituições públicas de maior credibilidade do País, demonstra que seguimos avançando como sociedade e que, de fato, estamos reconstruindo um ambiente público de respeito e reconhecimento”, afirmou.
O selo institucional é um produto filatélico focado em um motivo temático do universo sociocultural de relevância nacional ou internacional, impresso sob demanda, com período definido para comercialização. A arte desta emissão institucional é criação de Rafa Canoba.
Ele ficará disponível na loja online dos Correios e sob encomenda, em todas as lojas físicas, por um período de até dois anos.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726