ads-geral-topo
Política

“Amunes na Estrada” chega à região Sul do ES

O encontro recebeu participantes dos municípios de Apiacá, Castelo, Muqui, Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua e Cachoeiro de Itapemirim.

Por Redação

5 mins de leitura

em 14 de jul de 2023, às 17h32

Foto: Patrícia Bravin | Ales
Foto: Patrícia Bravin | Ales

Em seu quinto encontro, o programa “Amunes na Estrada” esteve em Vargem Alta, região sul serrana do estado, nesta sexta-feira (14). Trata-se de um evento com uma série de palestras para capacitação de gestores e servidores municipais em diversas áreas da administração municipal. Dessa vez, o encontro também recebeu participantes dos municípios de Apiacá, Castelo, Muqui, Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua e Cachoeiro de Itapemirim.

O prefeito anfitrião, Elieser Rabello (MDB), comentou que, além de ter a capacitação como foco, a união de gestores contribui para que desafios políticos em comum que as prefeituras vivenciam possam ser resolvidos e debatidos de forma coletiva, regionalmente. “E também vai trazendo as reivindicações da sociedade para que possamos moldá-las junto com o governo do Estado e federal”, completou.

Rabello ainda comentou a importância da união dos municípios diante do debate sobre a reforma tributária. “Os maiores desafios dos prefeitos em conjunto, que hoje estão abrangidos por essa reunião, é a reforma fiscal que vai trazer um desgaste muito grande financeiro para o nosso governo do Estado. Isso vai influenciar no repasse para os municípios. A perspectiva é de perda de quase R$ 3 bilhões e precisamos estudar como faremos para repor essa receita”, pontuou.

Peter Nogueira da Costa (Republicanos), prefeito de Mimoso do Sul, também concorda que, juntos, os gestores têm melhores condições de resolver problemas comuns. “Um exemplo foi citado em relação às ferrovias abandonadas que passam no centro das nossas cidades, trazendo problemas para o desenvolvimento, além de refúgio para drogas e prostituição. Com os prefeitos se unindo, as coisas estão começando a acontecer de maneira muito mais produtiva”, disse Peter.

Balanço e avaliações

O presidente da Amunes e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo (sem partido), disse que, ao todo, serão dez encontros regionais e destacou que a ideia é interiorizar o debate, principalmente em defesa do municipalismo, falando das pautas nacionais que interessam diretamente os municípios, para melhorar a vida da população.

“Estamos atingindo nosso objetivo que é debater regionalmente os temas que atingem diretamente as prefeituras. Depois vamos fazer um grande encontro na capital para premiar boas práticas municipalistas dos 78 municípios. E como a gente tem percebido, as principais preocupações dos gestores são as maiores responsabilidades que o Congresso Nacional está colocando em cima das prefeituras, sem indicar a fonte de recursos para cumprir essas obrigações”, destacou.

De acordo com Luciano, o desafio da gestão pública tem se ampliado cada vez mais. Principalmente em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal. “A nossa sorte no Espírito Santo é que temos um governo estadual muito parceiro, que colabora com os municípios no dia a dia, para garantir políticas públicas e investimento nos municípios”, finalizou.

Representando a Assembleia Legislativa, a diretora da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, destacou a parceria do Legislativo no projeto. “Nós estamos em todos os eventos que a Amunes tem promovido. Nosso objetivo é estreitar esse relacionamento com a comunidade, através desses movimentos. E colocar a Assembleia aberta e à disposição da comunidade.  Eu acho que quando a gente se aproxima mais, a gente acerta mais”, destacou.

Novo curso

Durante o quinto encontro do “Amunes na Estrada” foi lançado um novo curso gratuito para gestores. A diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Lais Garcia, explicou que o tema é Desenvolvimento Regional Sustentável e as inscrições começam a partir de segunda-feira (17). “Os interessados podem entrar no site da Esesp para fazer a inscrição. O curso será presencial”, disse.

O evento foi realizado nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Vargem Alta e contou com apresentações de outros parceiros: Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Academia de Gestão dos Municípios (AGM); e também de representantes do governo do Estado e Assembleia Legislativa.

Confira a programação dos próximos encontros (todos têm previsão de início às 8h30)

21/07 – Aracruz – Região Rio Doce (Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama);
28/07 – Rio Novo do Sul – Região Litoral Sul (Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Iconha, Anchieta e Alfredo Chaves);
04/08 – Itarana – Região Central Serrana (Itaguaçu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina); 
11/08 – Brejetuba – Região Sudoeste Serrana (Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Afonso Cláudio e Laranja da Terra); 
18/08 – Cariacica – Região Metropolitana (Guarapari, Viana, Vila Velha, Vitória, Serra e Fundão).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape