O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta a população do Sul do Brasil para a chegada nesta quarta-feira (12) de um ciclone extratropical em decorrência de uma área de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai.
O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo país ao longo da quinta-feira (13), atingindo não só o Sul, mas também áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo chegar, inclusive, ao sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), atrás desta frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o país no decorrer da quinta-feira. Com isso, as temperaturas terão queda significativa na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, extremo sul de Goiás e em São Paulo.
A previsão indica a tendência de queda de 10°C a 12°C, com relação ao observado no dia anterior em áreas da Região Sul e de Mato Grosso do Sul, especialmente na temperatura máxima.
Na sexta-feira (14), o ar frio chega inclusive à Rondônia, além de se espalhar pela área central de Mato Grosso, centro-sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo.
Neste dia, o amanhecer será gelado na região Sul com formação de geada. Há ainda, possibilidade de geada em pontos do sul de Mato Grosso do Sul.
No sábado (15), as condições para geada se mantêm na região Sul, extremo sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de atingir também áreas do sul de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, além do sul de Minas Gerais.
A atuação do ar frio será rápida e, a partir da tarde de sábado, as temperaturas entrarão em gradativa elevação pelo centro-sul do país.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.