ads-geral-topo
Turismo

Conheça os atrativos do Parque Botânico Vale Vitória

É um espaço de lazer e, principalmente, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, uma das mais importantes florestas do paí

Por Redação

2 mins de leitura

em 04 de jul de 2023, às 10h05

Foto: Divulgação

Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão do Complexo de Tubarão, na Av. dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi, Vitória. É um espaço de lazer e, principalmente, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, uma das mais importantes florestas do país.

Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza.
Mais de 140 espécies de árvores, tais como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres, como caticocos, gambás, saguis e várias espécies de aves podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas.

O visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal – que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.

O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais. O único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade também está instalado neste parque. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies.

Mensalmente, é ofertado aos visitantes uma programação diversificada que busca atingir todos os públicos, baseada nos pilares da Cultura, Educação, Saúde e Entretenimento.

Onde fica

Av. dos Expedicionários – Jardim Camburi, Vitória – ES
Telefone: (27) 3333-6200 – informações e agendamentos.

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira das 6 às 16 horas.
Fechado nos sábados e domingos.
Trilhas (Durante a semana) – 9h, 10h, 14h e 15h.
Trilhas (Finais de semana e feriados) – 10h, 11h, 14h e 15h.

Importante saber:

  • Nas trilhas ecológicas, o visitante deve estar de tênis.
  • Menores de 16 anos devem estar acompanhadas com os responsáveis para fazer a caminhada nas trilhas.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape