ads-geral-topo
Cidades

Detran vai apresentar projeto da sinalização de Guaçuí nesta terça (4)

O órgão, em parceria com a Prefeitura, vai realizar uma audiência pública, nesta terça-feira, a partir das 18h30, na Câmara Municipal

Por Redação

2 mins de leitura

em 03 de jul de 2023, às 15h20

Foto Marcos Freire
Foto Marcos Freire

O Detran/ES, em parceria com a Prefeitura de Guaçuí, vai realizar uma audiência pública para apresentar o projeto de sinalização viária da cidade. A reunião vai acontecer nesta terça-feira (4), às 18h30, na Câmara Municipal, e visa fazer a apresentação das mudanças na sinalização de trânsito, incluindo, a questionada volta ou não das ciclovias que existiam nas principais avenidas do centro da cidade, assunto que tem provocado polêmicas no meio da população.

Em reportagem anterior, ao ser questionada sobre as ciclovias, a Prefeitura de Guaçuí respondeu que o município recebeu um projeto da nova sinalização preparado pelo Detran/ES, que foi analisado e aprovado. Contudo, não respondeu se a volta ou diminuição das ciclovias estão previstas no que foi apresentado pelo órgão, já que a administração tomou conhecimento do que está no projeto que vai ser mostrado na audiência nesta terça-feira.

As principais ciclovias de Guaçuí estavam localizadas nas avenidas José Alexandre e Marechal Floriano, além da Rua Bom Jesus do Livramento que liga o centro ao Pontilhão de Ferro. Contudo, elas desapareceram embaixo do novo asfalto, com a realização do recente recapeamento da pavimentação em diversas vias da cidade. E seguem sem serem demarcadas, o que tem obrigado os ciclistas a dividirem o espaço com os veículos automotores, o que aumenta o risco de acidentes.

Apesar de não haver um número oficial, talvez, Guaçuí seja a cidade do sul do Estado onde as bicicletas são mais utilizadas como meio do transporte, devido sua topografia plana. E a ausência das ciclovias tem preocupado moradores que utilizam a bicicleta – que evitam se identificar, assim como a existência de pessoas que pregam a retirada ou, no mínimo, a diminuição das ciclovias na cidade, visando aumentar o número de vagas de estacionamento, antiga reivindicação de alguns comerciantes. Segundo os ciclistas, isso seria um retrocesso.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape