ads-geral-topo
Grande Vitória

Dia das paneleiras é comemorado com festa no icônico Galpão, em Goiabeiras

O evento contou com degustação  da famigerada Casquinha de Siri, preparada nas autênticas panelas de barro, produzidas pelas paneleiras de Goiabeiras.

Por Redação

3 mins de leitura

em 10 de jul de 2023, às 09h17

Foto: Divulgação

O 7 de julho foi escolhido para celebrar o Dia das Paneleiras. Em homenagem a esse ofício tão tradicional e significativo, que faz parte da cultura capixaba, a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) organizou um Brunch especial, que contou com o apoio do SindiBares e do Regina Maris, conhecido restaurante da culinária capixaba. 

O evento, que celebrou a existência das paneleiras e sua importante contribuição para a gastronomia e cultura capixabas, foi realizado no Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, e teve a degustação  da famigerada Casquinha de Siri, preparada nas autênticas panelas de barro, produzidas pelas paneleiras de Goiabeiras. Essa escolha reforça a valorização dos ingredientes locais e a preservação das técnicas artesanais repassadas ao longo de gerações.

A CDTIV, junto ao SindiBares e ao Regina Maris, promoveu não somente uma celebração pela data, mas também a conscientização da população sobre a importância desse ofício tradicional e seu impacto na identidade cultural da região.

“O ofício das paneleiras é de extrema importância para a cidade de Vitória. Essas mulheres, com seu talento e habilidade, mantêm viva uma tradição ancestral que faz parte da identidade cultural do nosso povo. Suas panelas de barro são símbolos da culinária capixaba e são utilizadas em diversos pratos tradicionais. Valorizar e preservar o trabalho das paneleiras é uma forma de reconhecer a nossa história e promover o turismo cultural em nossa cidade. Além disso, ao apoiar esse ofício, estamos contribuindo para a geração de emprego e renda para essas mulheres, que são verdadeiras guardiãs do nosso patrimônio cultural.”, ressaltou Marcus Gregório, Diretor Presidente da CDTIV.

Valorização

O evento  em comemoração ao Dia das Paneleiras representa um passo importante na valorização do patrimônio cultural e gastronômico de Vitória. O objetivo é fortalecer a tradição das paneleiras, bem como estimular o turismo local e a economia criativa da região.

Desde 1993, a Prefeitura de Vitória, por meio da Lei Municipal n° 3.944, presta homenagens às paneleiras. Essas mulheres e homens, provenientes do tradicional bairro de Goiabeiras em Vitória, desempenham um papel fundamental na preservação de uma tradição ancestral que remonta a mais de 400 anos, com fortes laços com as raízes indígenas da região.

Os homens são responsáveis pela extração e beneficiamento do barro, enquanto as mulheres dominam a arte dos moldes artesanais das panelas. Juntos, eles perpetuam uma técnica única que se tornou um símbolo da cultura capixaba.

Ao longo dos anos, a Lei Municipal n° 3.944 tem sido um meio de reconhecer e valorizar o trabalho dessas comunidades, enaltecendo sua contribuição para a história e identidade de Vitória. Essa lei reforça o compromisso da prefeitura em preservar e promover as tradições culturais da cidade.

As paneleiras de Goiabeiras são verdadeiras guardiãs do ofício ancestral e, por meio de seu trabalho, mantêm vivas as técnicas passadas de geração em geração. Seu empenho e dedicação garantem a continuidade dessa tradição, que se tornou um importante patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo.

A homenagem prestada pela Prefeitura de Vitória é um reconhecimento justo e merecido a essas comunidades, que desempenham um papel essencial na preservação da história e cultura local. Através da Lei Municipal n° 3.944, a cidade celebra e valoriza o legado das paneleiras e de todos aqueles envolvidos nesse ofício tão significativo para a identidade de Vitória.

Dia das paneleiras

Dia das paneleiras

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape