Jovens da Serra participam de formação em direitos humanos
O objetivo do encontro é informar e orientar esses jovens sobre como se proteger das violações sofridas, bem como os caminhos a serem seguidos para a formalização de denúncias.
“Proteção e violações de Direitos Humanos” é tema da formação que a Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), realiza nesta semana com jovens do município da Serra. Os encontros são dirigidos a estudantes do Instituto Gênesis e acontecem na Faculdade Brasileira Cristã.
O objetivo do encontro é informar e orientar esses jovens sobre como se proteger das violações sofridas, bem como os caminhos a serem seguidos para a formalização de denúncias.
Ainda durante a formação, os jovens têm a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido nos Centros de Referência das Juventudes (CRJs), que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, que é conduzido pela Secretaria de Direitos Humanos.
Os CRJs são espaços de acolhimento e apoio às juventudes, por meio de acesso a serviços públicos, bem como oficinas, cursos, atividades culturais de fomento ao empreendedorismo e de desenvolvimento para o mercado de trabalho.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância deste trabalho de formação. “Nosso objetivo é orientar sobre os direitos das pessoas e abrir diálogo em outros espaços da sociedade. Nossa equipe atua com a juventude, orientando-a e levando o conhecimento, bem como apresentando o serviço de denúncia de violações dos direitos humanos”, ressaltou.
Neste ano, o número de denúncias de violações aos direitos da criança e do adolescente, recebido no Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos (SAHUV), aumentou consideravelmente, sendo que o município da Serra ocupa o primeiro lugar no ranking dessas denúncias e a agressão física é a violação de maior incidência.
O SAHUV é um projeto idealizado pela SEDH, cujo objetivo é atender a cidadã e o cidadão que têm seus direitos violados e quer formalizar uma denúncia.
O serviço mantém atendimento 24 horas, via e-mail: [email protected] e /ou WhatsApp (27) 99297-2776. Há também a opção de atendimento presencial, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães – Rua General Osório, 83, Edifício Portugal – 16º andar, Vitória, Espírito Santo. Telefone: (27) 36361321 e (27) 3222-4207.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.