Foi apresentado pelo Detran/ES, na noite desta terça-feira (4), em audiência pública, o projeto da nova sinalização viária do centro da cidade de Guaçuí. A reunião aconteceu na noite desta terça-feira (4), na Câmara Municipal de Guaçuí, com a participação de autoridades e representantes de segmentos da sociedade, principalmente, comerciantes. A principal mudança é retirada de uma das ciclovias que existiam nas avenidas principais da cidade. Agora, será uma ciclovia com sentido duplo para os ciclistas irem e virem.
O projeto da nova sinalização, preparado em parceria com a Prefeitura, foi apresentado pela engenheira, Kessiany Lemos, e o técnico Ismael Junior, ambos do Detran/ES, que acompanhavam o coordenador regional do órgão, Teo Rocha, e chefe do Ciretran de Guaçuí, Juracy de Almeida Filho – Tigrinho. Eles explicaram como foi feito o estudo para as modificações que abrangeram apenas o centro da cidade. “Modificações nos bairros adjacentes precisarão de um novo estudo que faremos no futuro”, disse Kessiany.
Ela lembrou que o projeto foi iniciado em novembro do ano passado, junto com a Prefeitura que apresentou reivindicações e solicitações da população. Diante disso, foram feitas as modificações e marcada a audiência, onde se buscou um consenso dentro das normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) Depois da apresentação, foram ouvidos os questionamentos e sugestões dos membros da comunidade que estavam presentes.
Modificações da nova sinalização
Depois de explicar que o Dentran/ES segue o que regulamenta o Contran, mas ouve a comunidade que é a conhecedora do trânsito na cidade, o técnico Ismael Junior falou das modificações feitas na sinalização. A principal foi a retirada de uma das ciclovias existentes das Avenidas Marechal Floriano e José Alexandre.
Ambas as avenidas têm duas pistas e, agora, haverá ciclovia em apenas uma delas. “A ciclovia nas avenidas será bidirecional, na via que vem da entrada, na BR, para o Centro da cidade”, explicou o técnico. “O outro lado será utilizado para mais vagas de estacionamento de curta duração, para que as pessoas estacionem, façam o que têm que fazer e abram espaço para que outros possam usar, porque não precisa ficar estacionado no local o dia inteiro”, ressaltou.
Ele acrescentou que, de acordo com a nova sinalização do Centro de Guaçuí, o estacionamento existente na lateral do supermercado localizado na Rua Bom Jesus do Livramento será suprimido. E enfatizou que se pode criar centenas de vagas que nunca serão suficientes, conforme o passar do tempo.
Disputa por espaço
Samuel Junior colocou, ainda, que a falta de demarcação, depois do recapeamento do asfalto das duas avenidas demonstrou a necessidade de se manter, pelo menos, uma ciclovia nelas. “A falta de demarcação faz com que pedestres e ciclistas disputem espaço com veículos”, disse, acrescentando que a ciclovia na Rua Bom Jesus do Livramento até o Pontilhão será mantida.
A audiência foi coordenada pela controladora municipal, Jaqueliny Trigo. E estavam presentes à audiência o prefeito Marcos Jauhar, o vice-prefeito Licinho Moreira, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Julinho Tererê, entre outros vereadores. Além do presidente da Associação Comercial, do Agronegócio, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg), Antônio Carlos Santanna de Faria, que apresentou algumas sugestões dos comerciantes da cidade.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.