Mais inclusão
Projeto incentiva melhorias na educação especial em Cachoeiro
Há espaço para a troca de experiências, orientações práticas e apoio na reflexão sobre acessibilidade curricular
Buscando tornar a educação pública cada vez mais inclusiva em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Educação iniciou, neste ano, o projeto “Saberes e Práticas na Educação Especial”. Com essa iniciativa, os profissionais das escolas municipais estão participando de oficinas de trabalho com foco na adaptação do currículo escolar e das práticas pedagógicas para atender às diversas necessidades dos estudantes da educação especial.
Nessas atividades, são incentivados a, de forma coletiva, identificar e buscar soluções para eliminar obstáculos que impedem a participação plena desses alunos nas atividades pedagógicas.
A formação será realizada ao longo do ano letivo. Os encontros são realizados durante os planejamentos dos professores nas escolas, onde são discutidas formas de organizar o ambiente de aprendizagem, as atividades propostas, a disponibilização de materiais didáticos acessíveis e adaptações de atividades práticas. Além disso, há espaço para a troca de experiências, orientações práticas e apoio na reflexão sobre acessibilidade curricular.
“A formação de professores é fundamental para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes, incluindo aqueles que são o público-alvo da educação especial. A reflexão sobre acessibilidade curricular nos permite analisar criticamente o currículo e as práticas pedagógicas, levando em consideração a diversidade de habilidades e necessidades dos estudantes. Esse é um elemento-chave para promover uma educação inclusiva e de qualidade”, frisa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui