Cachoeiro realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura nesta semana
O evento acontecerá no Cineteatro Carlos Imperial, localizado na Pracinha da Cultura Sérgio Sampaio, bairro Rui Pinto Bandeira

Entre os dias 25 e 26 de agosto será realizada a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Cachoeiro, com o tema “Democracia e direito à cultura”.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO evento acontecerá no Cineteatro Carlos Imperial, localizado na Pracinha da Cultura Sérgio Sampaio, bairro Rui Pinto Bandeira. Estão convidados artistas, fazedores de arte, gestores culturais, pesquisadores e demais integrantes do setor cultural e da sociedade civil interessados em discutir e promover a cultura local.
Para participar, será necessário realizar inscrição no dia do evento. O credenciamento será aberto cerca de 30 minutos antes do início da conferência.
Na ocasião, serão realizadas palestras e debates norteados pelos seis principais eixos da conferência: Institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Direito às artes e às linguagens digitais.
Além disso, durante a conferência, também será realizada a apresentação do Plano Municipal de Cultura e a eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Cultura, marcada para acontecer no próximo mês de outubro.
Para a secretária municipal de Cultura de Cachoeiro, Fernanda Martins, o evento será um espaço para a apresentação de propostas e demandas da comunidade em relação às políticas públicas culturais.
“Os participantes terão a oportunidade de contribuir com ideias que possam influenciar as ações do poder público municipal no âmbito cultural, democratizando o acesso à artes e moldando um futuro com mais oportunidades para o setor”, destaca.
Programação
25 de agosto
18h – Abertura do credenciamento e apresentação cultural
18h30 – Apresentação teatral: Exercícios para uma metamorfose – Grupo Anônimos de Teatro
19h – Abertura solene
19h45 – Palestra: “Democracia e direito à cultura”
26 de agosto
9h – Reabertura do credenciamento e apresentação cultural
9h30 – Leitura do Regimento Interno e Instalação dos debates
10h – Encerramento do credenciamento / grupos de trabalho
12h – Almoço/apresentação cultural
13h – Apresentação das propostas de cada grupo de trabalho
14h – Apresentação dos candidatos e eleição dos delegados e seus suplentes
15h30 – Apresentação do Plano Municipal de Cultura
17h – Apresentação dos delegados e suplentes e encerramento da conferência