Divino de São Lourenço

Festival Cultural de Inverno discute Turismo de Base Comunitária

O evento acontece em Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, de 18 a 20 de agosto, com o tema “Futurismo: Turismo Cultural de Base Comunitária”

Foto mostra vista geral de Patrimônio da Penha onde vai acontecer o Festival Cultural de Inverno
Foto Rede Social

O Festival Cultural de Inverno de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, no Caparaó Capixaba, chega à sua terceira edição. O evento, que será realizado de 18 a 20 deste mês de agosto, terá como tema o “Futurismo: Turismo Cultural de Base Comunitária”, como vetor para o desenvolvimento social e econômico sustentável.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Nos três dias do festival, haverá mostras de vídeo, rodas de conversa, labs criativos, rotas turísticas, shows e apresentações de casos de sucesso. Assuntos tratados no âmbito local, regional do Caparaó, estadual e nacional.

O objetivo do 3º Festival Cultural de Inverno, em Patrimônio da Penha, é trazer à tona o tema do Turismo de Base Comunitária, como um modelo de gestão da visitação, tendo a comunidade como protagonista. Os organizadores da iniciativa colocam que essa modalidade de turismo pode gerar benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura da população. Assim como deve permitir a utilização sustentável dos recursos das Unidades de Conservação, para fins recreativos e educativos. Neste caso, o Parque Nacional do Caparaó.

Festival cultural e de empreendedorismo

O Festival Cultural de Inverno também pretende ser um espaço de estudos, encontros, intercâmbios, pesquisa e prototipação (forma de visualizar ideias e conceitos antes de tirá-los do papel) das ações para o fortalecimento desse tipo de turismo. Desta forma, a meta é prototipar “micro rotas” que envolvem o patrimônio natural, material e imaterial da região.

Haverá, ainda, apresentações de casos de sucesso. E a feira de artes, ofícios e projetos será aberta para empreendedores, artistas e iniciativas de todo o Espírito Santo que queiram expor suas experiências e produtos que estejam conectados ao tema do Turismo de Base Comunitária.

Já a programação cultural do Festival Cultural de Inverno contará com LAB audiovisual que apresentará a II Mostra de Vídeo Ambiental “Caminho das Águas”. Além de um curso para jovens da comunidade que receberão uma bolsa de estudos no valor de 200,00 e uma roda de conversa com o tema “Audiovisual, mostras e cine ambiental e comunitário como caminho para desenvolvimento cultural e econômico dos territórios”.

Muita música também no evento

A música será representada por bandas locais. Estarão presentes a Banda Terra Sem Males e a Banda Suindara. Como convidados, a programação terá o grupo Viola Dourada (música caipira de Muniz Freire) e o Grupo Cultural Afrolaje, do Rio de Janeiro. Além do Coral Guarani Tape Retxakã, da aldeia indígena Nova Esperança, de Aracruz, e o Forrobodó da Meia Noite, com Espalha Ngoma.

O 3º Festival Cultural de Inverno de Patrimônio da Penha acontece no marco do projeto Raízes e Frutos do Caparaó – a Arte na Roça. O projeto é realizado com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio das Secretarias de Cultura, de Agricultura, de Turismo e da Aderes. Além da parceria da Prefeitura de Divino de São Lourenço. E a produção é do Armazém Multiverso Caparaó e da Associação Permacultural Jacutinga do Caparaó, em parceria com grupos e negócios locais.

Programação

Sexta – 18/8

14h – LAB AudiovisualTema “Audiovisual, mostras e cine ambiental e comunitário como caminho para desenvolvimento cultural e econômico dos territórios”, com Tânia Caju, do Festival CineEma, que já fez história no Espírito Santo. Também, conversa com Tais Loba, da @geodesicaproducoes, que trabalha com cine comunitário indígena, quilombola, ribeirinho e já realizou a formação de dezenas de jovens como realizadores. Lígia Sancio chega para contar sobre o projeto Olhar Milenar e sobre sua trajetória na comunicação ativista pelo território indígena. A participação de jovens que fizeram as oficinas de vídeo da Mova Caparaó que deixou legado positivo por onde passou, com 11 edições organizadas pelo Consórcio Caparaó, em parceria com a SecultES e coordenação de Dalva Ringuier. E, por fim, a equipe da série Caminho das Águas do Caparaó, realizada em Patrimônio da Penha, vai contar sua experiência.

Onde? Tenda Futurismo – Praça da Vila.

14h – LAB Audiovisual

18h – II Mostra Caminho das Águas de Vídeo Ambientalseleção de vídeos produzidos por jovens de diversos projetos de audiovisual.

Onde? Tenda Futurismo – Praça da Vila.

21h – LAB Musical Caipiras e Cabocloscom o Grupo Cultural Afrolaje e Banda Suindara.

Onde? Quintal da Vila – Rua Principal de Patrimônio da Penha

Sábado – 19/8

8h – Saída para as Micro Rotas

Rota Armazéns e Casas Tradicionais do Caparaó.

Rota Cafés Especiais nas propriedades Café Relíquia do Caparaó, Café Campo Azul e Café Imbuí.

Rota Caminho das Águas – Rio dos Veados.

Rota Caminho das Águas – Córrego do Veadinho.

Rota Hospedagem Sensorial Aldeia Alegria.

De Onde sai? Tenda Futurismo na Praça da Vila.

10h – Palco Aberto na Feira Livre de Patrimônio da Penha.

Teatro LAMB LAMB, com Luciene Francelino

Exposição Retratar a Magia – Retratos de moradores de Patrimônio da Penha, de Thiago Raft.

12h – Lançamento do Cardápio do Restaurante Cantinho Caipira – Coisas Daqui com a cozinheira Valquíria Lemos e construído com assessoria de Margô Loureiro, por meio do projeto Raízes e Frutos do Caparaó.

13h – LAB Musicalcom o Coral Tape Retxakã, Aldeia Guarani Ka’agwy Porã, Nova Esperança, Aracruz.

Onde? Tenda Futurismo na Praça da Vila.

15h – Abertura da Roda de Experiências em Turismo de Base Comunitária Estudo de Casos de Sucesso.

Onde? Tenda Futurismo na Praça da Vila;

Casos locais:

Aldeia Alegria – Hospedagem Sensorial com Marcius Cardoso.

Projeto Caminho das Águas – com participantes do projeto.

Divina Terapia – com Rose, Georgia, Débora e Carol.

A Guarita da AMPA. Uma das primeiras ações em educação ambiental ao redor do Parque Nacional, com Tetê Chaves, uma das criadoras do projeto.

Casos regionais:

Sítio Jaqueira e as Rotas Pedagógicas, com Newton Campos – educador, plantador de água e agricultor.

Viva Caparaó – Associação de Turismo que desenvolve o território preservando a natureza, com Marcelo Sanglard Valentim.

Casos estaduais:

Etno turismo – base de auto sustentabilidade da Aldeia Guarani Nova Esperança/Aracruz, com o Cacique Marcelo.

“A retomada do Turismo Sustentável da Região Sul Capixaba dos Vales e Café”, com Jussan Silva e Silva – diretor de Turismo da Prefeitura de Muqui e produtor cultural/audiovisual.

Casos nacionais

Memória e Cultura Rural como base para um turismo do futuro, com Marjorie Botelho, da Rede Nacional dos Pontos de Cultura e Memória Rural.

20h – LAB Musicalcom o Grupo Viola Dourada.

22h – Cortejo Cultural até o Barracão da Teka.

22h – LAB Musicalcom a Banda Terra Sem Males e Grupo Afrolaje.

00h – Forró Espalha Ngoma.

Onde? No Barracão da Teka.

Domingo – 20/8

9h – Café da Manhãcom a empresa “Caminhantes do Caparaó”, de Amanda Guiduci e Valéria Moreira, especializada em segmentos turísticos de Saúde e Lazer na Natureza, responsável pela implantação da Trilha de Longo Curso Brigadeiro Caparaó e Associação de Condutores do Caparaó.

13h – Almoço Cultural de Despedidano Restaurante Cantinho Caipira.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726