Os vereadores de Mimoso do Sul Almir de Souza Mendes (Almir da Oficina) e Welison Magno Leal Pires (Robô), ambos do PSDB, suspeitos de terem usado uma “candidata laranja” para complementar a cota de gênero nas eleições de 2020, tiveram os mandatos cassados pela Justiça eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
“Já foram afastados. O TRE já mandou a notificação para a Câmara e nós, imediatamente, tomamos as medidas necessárias. Hoje (17) já teve a recontagem dos votos e estamos aguardando a decisão”, explicou o vereador e presidente da Câmara Municipal de Mimoso, Alcimar Peruzini – Muiú (Republicanos).
Os ex-vereadores tiveram os votos anulados após a Justiça reconhecer a fraude e condenar os políticos em decisão emitida no último dia 3 de agosto. O desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama justifica que a “candidata laranja” não obteve nenhum voto e que ela não praticou atos de campanha, além de ter movimentado quantia irrisória de dinheiro durante o processo de disputa, cerca de R$ 300.
O material ao qual a Justiça teve acesso, também aponta que a mulher não demonstrava qualquer interesse em participar do pleito eleitoral.
De acordo com chefe do Poder Legislativo, a Casa agora se prepara para receber os novos vereadores, que devem ser definidos pela Justiça eleitoral.
“Agora vamos aguardar quem a Justiça eleitoral vai determinar para assumir as vagas. Após esse trâmite, vamos marcar uma sessão para dar posse aos novos integrantes da Casa”, afirmou Muiú.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.