ads-geral-topo
Cidades

Reforma do Teatro Rubem Braga deve durar cerca de 14 meses

O equipamento cultural está fechado há cerca de três anos, devido à enchente que devastou o município, em janeiro de 2020.

Por Redação

2 mins de leitura

em 24 de out de 2023, às 18h18

Foto: Divulgação/PMCI
Foto: Divulgação/PMCI

Foi anunciado, nesta terça-feira (24), o repasse de recursos para a reforma e ampliação do Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. A obra tem duração prevista para 14 meses e um investimento no valor de R$ 3.542.535,22 com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio de convênio com a prefeitura.

O equipamento cultural está fechado há cerca de três anos, devido à enchente que devastou o município, em janeiro de 2020. À época, as águas do Rio Itapemirim atingiram as cadeiras da plateia, os equipamentos de som e até o piano, que ficou submerso até a altura do teclado.

Leia também: Teatro Rubem Braga: ordem de serviço garante início da reforma

As obras a serem realizadas no teatro vão contemplar, entre outras intervenções, acessibilidade geral do público e dos artistas, readequação da bilheteria, das salas administrativas, dos sanitários públicos, climatização e ar-condicionado, nova formulação da assinatura acústica (com a alteração total do formato do forro). Além disso, a sonorização será dimensionada para atender aos mais diversos tipos de apresentações.

De acordo com a subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas, o objetivo é reformar e ampliar esse espaço cultural que se tornou uma importante referência para toda a região sul, sobretudo para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

“É uma obra tão importante quanto a figura de Rubem Braga, um dos maiores cronistas brasileiros, que dá nome ao teatro. Esse é um investimento em infraestrutura da cultura, assim como temos feito com vários outros projetos, a exemplo da restauração do Palácio Bernardino Monteiro, seja por meio de convênios, como é o caso, seja por meio do Programa de Coinvestimento Fundo a Fundo Patrimônio”, ressaltou a subsecretária.

A cerimônia de assinatura de ordens de serviço e autorização de repasses para o município de Cachoeiro de Itapemirim foi realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em Vitória. Ao todo, são mais de R$ 35 milhões na reforma de unidades policiais, construção de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ampliação de escola e a reforma do Teatro Rubem Braga.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape