ads-geral-topo
Geral

Onda de calor pode elevar consumo de energia? Veja dicas de uso consciente

EDP explica porquê nas altas temperaturas, equipamentos de refrigeração consomem mais energia mesmo sem mudança de hábitos

Por Redação

5 mins de leitura

em 14 de nov de 2023, às 13h30

Foto: Divulgação

As altas temperaturas que estão atingindo o Espírito Santo nos últimos dias refletem também no aumento do consumo de energia elétrica. Isso acontece porque, entre outros fatores, os aparelhos de refrigeração, como geladeira, freezer e ar-condicionado, precisam consumir mais energia para manter o mesmo desempenho comparado com épocas de temperaturas mais amenas.

Em função disso, mesmo que uma família mantenha seus hábitos de consumo inalterados, é certo que haverá um aumento do consumo nas próximas faturas.

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para esse efeito sazonal e dá dicas para economizar e minimizar o impacto no orçamento dos capixabas. 

O aumento do consumo de energia na estação mais quente do ano é uma tendência observada em todo o país. Segundo o Climatempo, uma nova onda de calor está atingindo a região Sudeste e os termômetros seguem ultrapassando os 36°C no Estado.

Com as mudanças climáticas e temperaturas acima da média, a demanda por eletricidade para climatização e refrigeração também se intensifica.  

“Com o aumento das temperaturas, os aparelhos de refrigeração consumem mais energia para entregar a mesma eficiência, o que, por sua vez, reflete na elevação do valor da conta de energia.

No calor, geladeira, freezer e ar-condicionado, por exemplo, são aparelhos que exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada”, explica o gestor da EDP, Adilson Herzog. 

Por exemplo, em condições de temperatura ambiente mais elevada, o consumo de energia pode ser de até a 20% para cada 5°C a 10°C acima da temperatura ambiente padrão para a qual o refrigerador foi projetado. 

Segundo estudos, esse percentual de aumento de consumo pode ser ainda maior quando o equipamento é utilizado diariamente (com a abertura de portas), devido a troca de calor com o ambiente externo.

Além disso, o aumento do consumo de energia pode variar ainda com base nas condições e características do refrigerador. 

Uso eficiente de energia 

Nesse contexto, o uso responsável de energia elétrica torna-se fundamental. Medidas simples, como ajustar o termostato para uma temperatura confortável, manter portas e janelas fechadas enquanto o ar-condicionado está ligado, e desligar dispositivos eletrônicos quando não estão em uso, podem fazer uma grande diferença. 

Com o calor intenso, o corpo humano perde muito líquido e aumenta a necessidade de hidratação. Logo, a porta da geladeira passa a ser aberta mais vezes durante o dia em busca de água gelada. Este é outro vilão do consumo, equalizar os momentos de abertura do eletrodoméstico e ajustar a temperatura interna pode ajudar a economizar.  

 Já na hora de lavar roupa, o recomendado é esperar acumular a quantidade de peças suficiente para usar a máquina em sua capacidade máxima. Isso vale para o ferro de passar roupa. O ideal é reunir um volume de peças e passar todas de uma vez.

Além disso, investir em equipamentos mais eficientes em termos energéticos, como lâmpadas LED e aparelhos classificados com alta eficiência energética, pode ajudar a reduzir o consumo e os custos. 

“É essencial que todos compreendam a importância de utilizar a energia de forma responsável, não apenas para reduzir os custos, mas também para minimizar o impacto ambiental. Reduzir o consumo elétrico não é apenas uma questão de economia pessoal, mas também uma medida importante para a sustentabilidade do planeta.

Leia também: Calor excessivo altera metabolismo do corpo e pode causar danos à saúde

A EDP está ciente do desafio que o aumento do consumo de eletricidade representa durante o verão e incentiva programas de conscientização e eficiência energética entre os consumidores, como a troca gratuita de lâmpadas LED e o cadastro na Tarifa Social”, reforça o gestor.  

Uma orientação importante é o cliente sempre observar e entender a sua conta de luz. No histórico de faturamento presente na fatura, é possível comparar o consumo mensal, o valor dos últimos 12 meses e entender o comportamento de consumo da família naquele período, a partir da comparação entre os mesmos meses. 

Confira dicas de economia: 

– Os ventiladores de teto são a forma mais em conta para arejar um ambiente. Quando utilizados na velocidade média podem consumir até 11 vezes menos que um ar-condicionado. Mas cuidado, um número excessivo de aparelhos ligados pode elevar consideravelmente sua conta;  

– Com o calor, hábitos do inverno devem ser deixados de lado. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, desligado.  

– Desligue da tomada os equipamentos que usa esporadicamente. Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz e faça uso da luz natural, abrindo bem janelas e cortinas; 

– A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. Antes de abrir a geladeira pense no que precisa, ou seja, diminua o tempo em que a porta ficará aberta.  

– A geladeira deve ficar longe de locais quentes, como próximo de locais que pegam sol ou do fogão. Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos muito quentes. Faça sempre o degelo; 

– Recomenda-se que geladeiras e refrigerados sejam instalados afastados da parede em pelo menos 10 cm. Além disso, verifique as vedações de borracha da porta, para evitar entrada de calor externo. 

– Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que devem ser retirados da tomada.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape