ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Dengue: Cachoeiro registra alta de casos e Estado pede atenção

Nenhum óbito foi registrado nesta quarta semana

Por Helena Valadão

3 mins de leitura

em 02 de fev de 2024, às 16h58

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) divulgou novo boletim informativo nesta sexta-feira (2) sobre a dengue no Espírito Santo e o município de Cachoeiro de Itapemirim registou alta significativa nos casos de uma semana para outra.

Nesta semana quatro, que compreende os dias 21 e 27 de janeiro, foram notificados 2.881 casos, 415 a mais que na semana anterior, em todo Estado.

Leia também: Saúde anuncia centro de emergência para conter epidemia de dengue

No total acumulado, a Sesa registrou 8.534 casos de dengue no ES com incidência de 209,99 ocorrências por 100 mil habitantes. Todavia, segue sem confirmação de óbitos também neste período.

O Ministério da Saúde, por sua vez, considera três níveis de incidência acumulada das quatro últimas semanas dos casos de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

De acordo com este boletim, o município capixaba com a maior incidência é Água Doce do Norte, que nesta semana, contabilizou 1943,35. e o menor é Governador Lindenberg, que na semana anterior nao tinha registro algum, agora está com 7,76.

Na semana quatro, apenas Mantenopólis, obteve 0,00 registro

Acompanhe nos quadros abaixo todos os números:

A Sesa divulga boletim atualizado toda semana, informando a população acerca dos números da dengue no Estado. Contudo, os cuidados preventivos devem ser contínuos:

  • Limpar o quintal e jogar fora o que não é utilizado, tirar água dos pratos de plantas;
  • colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • limpar tóneis; depósitos de água ou qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água como tampinhas de garrafas, folhas e sacolas plásticas;
  • escovar bem as bordas dos recipientes (vasilhas de água e comida de animais, pratos de plantas, tóneis e caixas d`águas) e mantê-los sempre limpos.

Vacina

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue (Qdenga) ao Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, neste primeiro momento, a cobertura não será em larga escala.

No Espírito Santo, serão 20 cidades aptas a receber as doses. Dessas, três estão localizadas no Sul do Estado: Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante e Ibatiba.

A vacina, contudo, já está disponível na rede particular.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape