Política Nacional

Norma Ayub: ex-deputada pode ser candidata a prefeita em Cachoeiro

A possibilidade da sua candidatura foi levantada, nesta quinta-feira (15), em reunião realizada pelo Progressista

Por Flavio Cirilo

2 mins de leitura

em 16 de fev de 2024, às 10h13

Foto: Divulgação | Assessoria
Foto: Divulgação | Assessoria

A ex-deputada federal e ex-primeira-dama do município de Cachoeiro de Itapemirim Norma Ayub foi listada entre os nomes que serão avaliados em uma pesquisa que será realizada pelo Progressistas (PP) para definir quem será o nome da coligação que disputará as eleições para prefeito da Capital Secreta em outubro deste ano.

A possibilidade da sua candidatura foi levantada, nesta quinta-feira (15), em reunião realizada pela legenda, no Diretório Municipal, após a desistência do pré-candidato do PL vereador Júnior Corrêa (PP), nome que a sigla pretendia apoiar.

LEIA TAMBÉM: PP busca nome ideal para disputa da Prefeitura de Cachoeiro

Além dela, também devem fazer parte da pesquisa o Coronel da Polícia Militar, Fabrício da Silva Martins, e o diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (ACISCI), Ruberval Rocha.

A ex-deputada federal é esposa do deputado estadual, presidente do PP em Cachoeiro e ex-prefeito da Capital Secreta, Theodorico Ferraço.

Trajetória

Noma Ayub começou sua atividade política na terceira gestão do ex-prefeito Ferraço, de 1997 a 2000, como voluntária no serviço social, na condição de primeira-dama da cidade.

Em 2001, tornou-se secretária municipal de Assistência Social e implantou ações em favor do combate à violação dos direitos da mulher como, por exemplo, a implantação da Casa Abrigo. 

A sua atuação no Sul do Espírito Santo também possibilitou a sua eleição como prefeita do município de Itapemirim, a sua terra natal, para a gestão 2005-2008, sendo reeleita para novo mandato de 2009-2012. 

Em 2017, foi a primeira mulher eleita deputada federal do Sul do Espírito Santo.  Assumiu seu primeiro mandato na Câmara Federal, sendo reeleita deputada federal em 2018 para mais quatro anos.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui