Norma Ayub: ex-deputada pode ser candidata a prefeita em Cachoeiro
A possibilidade da sua candidatura foi levantada, nesta quinta-feira (15), em reunião realizada pelo Progressista

A ex-deputada federal e ex-primeira-dama do município de Cachoeiro de Itapemirim Norma Ayub foi listada entre os nomes que serão avaliados em uma pesquisa que será realizada pelo Progressistas (PP) para definir quem será o nome da coligação que disputará as eleições para prefeito da Capital Secreta em outubro deste ano.
A possibilidade da sua candidatura foi levantada, nesta quinta-feira (15), em reunião realizada pela legenda, no Diretório Municipal, após a desistência do pré-candidato do PL vereador Júnior Corrêa (PP), nome que a sigla pretendia apoiar.
LEIA TAMBÉM: PP busca nome ideal para disputa da Prefeitura de Cachoeiro
Além dela, também devem fazer parte da pesquisa o Coronel da Polícia Militar, Fabrício da Silva Martins, e o diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (ACISCI), Ruberval Rocha.
A ex-deputada federal é esposa do deputado estadual, presidente do PP em Cachoeiro e ex-prefeito da Capital Secreta, Theodorico Ferraço.
Trajetória
Noma Ayub começou sua atividade política na terceira gestão do ex-prefeito Ferraço, de 1997 a 2000, como voluntária no serviço social, na condição de primeira-dama da cidade.
Em 2001, tornou-se secretária municipal de Assistência Social e implantou ações em favor do combate à violação dos direitos da mulher como, por exemplo, a implantação da Casa Abrigo.
A sua atuação no Sul do Espírito Santo também possibilitou a sua eleição como prefeita do município de Itapemirim, a sua terra natal, para a gestão 2005-2008, sendo reeleita para novo mandato de 2009-2012.
Em 2017, foi a primeira mulher eleita deputada federal do Sul do Espírito Santo. Assumiu seu primeiro mandato na Câmara Federal, sendo reeleita deputada federal em 2018 para mais quatro anos.