ads-geral-topo
Grande Vitória

Sine abre inscrições para cursos de qualificação gratuitos em Vila Velha

As inscrições serão realizadas apenas presencialmente, na sede do Sine, no Subsolo-A do Boulevard Shopping, em Itaparica

Por Redação

5 mins de leitura

em 09 de fev de 2024, às 09h22

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (09), o Sine de Vila Velha realizará, das 9 às 13 horas, inscrições para 28 cursos presenciais de educação profissionalizante, que serão ofertados gratuitamente aos trabalhadores do município, por meio de parceria com o programa “Qualificar ES”. As inscrições serão realizadas apenas presencialmente, na sede do Sine, no Subsolo-A do Boulevard Shopping, em Itaparica.
 
São cursos de comida de boteco, massas italianas, maquiagem, porteiro, Word/Excel, informática, redes sociais, eletricista predial, assistente de logística portuária, porteiro, assistente administrativo, informática básica, bolos, tortas e massas, auxiliar de cozinha; design de sobrancelha, agente comunitário de saúde, balconista de farmácia, cuidador de idosos, auxiliar de RH e inglês básico.
 
A iniciativa contará com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI). E os cursos – que buscam qualificar mão de obra para diversas áreas de atuação profissional – serão ministrados em 11 polos de formação espalhados pelas cinco regiões de Vila Velha.

Compromisso

“A busca pela promoção do desenvolvimento econômico e social de Vila Velha tem sido uma prioridade constante da atual gestão municipal. O prefeito Arnaldinho Borgo vem mantendo um compromisso contínuo com a qualificação de mão de obra e reconhece a importância desta parceria estratégica entre o Sine de Vila Velha e o Qualificar-ES, para viabilizar esta ação em nossa cidade, para criar novas oportunidades de formação profissional”, salienta o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.
 
Segundo Colodetti, o “Qualificar-ES” sempre desempenhou papel fundamental ao ajudar a garantir que as vagas de emprego geradas na cidade sejam preenchidas por moradores da própria cidade, qualificados em polos de formação situados próximo às suas residências.
“Esta premissa é reforçada pelos polos que funcionam em 16 comunidades de Vila Velha, o que facilita o acesso dos moradores locais a treinamentos e cursos especializados. Portanto, não é nenhuma surpresa o município liderar o ranking de geração de empregos no Espírito Santo por dois anos seguidos”, afirmou o Secretário.

Empreendedorismo, empregabilidade e inovação

Gabriela Bicalho, Diretora do Sine de Vila Velha, também enfatiza a abordagem abrangente desta parceria com o Estado, direcionada não apenas para a qualificação profissional, mas também para o estímulo ao empreendedorismo, à empregabilidade e à inovação nos setores produtivos, sobretudo nas pequenas empresas: as que mais empregam na cidade”, salientou.
 
Segundo ela, a formação de mão de obra visa atender às crescentes demandas do mercado de trabalho vilavelhense, preparando trabalhadores para desafios dinâmicos e competitivos.
 
“Oferecer oportunidades de qualificação é necessário para fomentar a geração de mais empregos e a contratação de mais trabalhadores. O fortalecimento da economia local e o crescimento das comunidades são resultados diretos desse comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, pontuou Gabriela.

Locais dos Cursos

Os interessados em participar dos cursos podem obter mais informações acessando diretamente o site www.qualificar.es.gov.br.   Confira, abaixo, os polos, cursos e turnos dos treinamentos que serão realizados em Vila Velha:
 
Polo Araçás
Local: Associação de Moradores do Bairro Araçás
Cursos: Comida de boteco (manhã) e Massas italianas (tarde)
 
Polo Santa Mônica
Local: Igreja Ministério Filhos de Leão
Cursos: Maquiagem (manhã) e Porteiro (tarde)
 
Polo Vila Garrido

Local: Escola Adolfina Zamprogno
Cursos: Design de Sobrancelha (tarde) e Maquiagem (noite)
 
Polo São Torquato
Local: Casa do Menino
Cursos: Word/Excel (manhã); Informática/Redes Sociais (tarde); e Eletricista Predial (tarde)
 
Polo Jardim Asteca

Local: Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)
Cursos: Costura Infantil (manhã) e Moda Pet (tarde)
 
Polo Terra Vermelha
Local: Umef Professor Paulo César Vinha (CAIC)
Cursos: Assistente de Logística Portuária (noite) e Porteiro (noite)
 
Polo Cobilândia I
Local: Escola Estadual Pastor Oliveira de Araújo
Cursos: Assistente Administrativo (manhã) e Informática Básica (noite)
 
Polo Cobilândia II
Local: Primeira Igreja Batista de Cobilândia
Cursos: Bolos e Variações (manhã); Tortas e Massas (tarde); Auxiliar de Cozinha (noite); e Design de Sobrancelha (noite)
 
Polo Divino Espírito Santo I
Local: EEEFM Agenor de Souza Lé
Cursos: Agente Comunitário de Saúde (noite)
 
Polo Divino Espírito Santo II
Local: Ministério Batista Vida e Esperança
Cursos: Balconista de Farmácia (manhã) e Cuidador de Idosos (tarde)
 
Polo Coqueiral de Itaparica
Local: Faculdade Novo Milênio
Cursos: Assistente Administrativo (manhã); Auxiliar de RH (tarde); Porteiro (noite) e Inglês básico (noite)

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape