Cidades

💙 Abril Azul: Cachoeiro terá caminhada de conscientização do autismo

Este é o mês dedicado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Pammela Volpato Pammela Volpato

caminhada de conscientização do autismo
Foto: Divulgação

Cachoeiro de Itapemirim recebe no próximo domingo (14), mais uma edição da Caminhada de Conscientização do Autismo. O evento, realizado pela Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e Sul do ES (Apaches), faz parte da programação do Abril Azul.

Este é o mês dedicado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com o tema: “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada está marcada para começar às 8h na Praça Jerônimo Monteiro. Vestidos de azul, os participantes seguirão com destino à Praça de Fátima, onde haverá uma programação especial.

De acordo com a presidente da Apaches, Geizir Conceição da Silva Aquino, além de profissionais para falar sobre o TEA, haverá brinquedo para as crianças e um momento de recreação com a Turma da Tina. “Além de conscientizar, esse também é um momento de integração das famílias. Um momento de lazer e diversão”, ressalta.

Caminhada de Conscientização do Autismo

Essa caminhada acontece todos os anos em Cachoeiro, desde 2017. Este ano, o evento conta com a parceria da Apae e das clínicas Fabular, Mind, Beabá e Em.Si. O objetivo principal é sensibilizar a população com relação ao autismo. Além da necessidade de que todos entendam melhor as características de quem têm essa condição, para diminuir o preconceito e aumentar a integração.

“Nós mobilizamos toda a sociedade. Além de pais de autistas, também participam professores, amigos, profissionais e convidados todos a virem conosco. Ano passado tivemos dois mil participantes e este ano esperamos que o número seja maior. Vista uma blusa azul, calce um tênis confortável e participe conosco desse momento tão importante”, frisou Geizir.

A presidente da Apaches contou que a associação possui atualmente 168 famílias associadas, mas que o número de autistas no município é muito maior. “Precisamos mostrar para a sociedade que a comunidade autista é grande e crescente. Somente da rede pública municipal de ensino de Cachoeiro temos quase 500 autistas matriculados. E eles precisam ser vistos e respeitados”.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.