Câmara de Iúna passa a realizar votações através de sistema eletrônico
A Casa de Leis passa a votar projetos e requerimentos em formato digital por meio de tablet que transmite em tempo real para as telas do Plenário

A última terça-feira (9), ficou marcada na história da Câmara Municipal de Iúna, pois foi o primeiro dia de uso do sistema eletrônico de votação após aprovação do Projeto de Resolução nº 01/2024, que regulamenta o sistema de ponto eletrônico, bem como a funcionalidade no âmbito da Câmara Municipal de Iúna.
A Casa de Leis passa a votar projetos e requerimentos em formato digital por meio de tablet que transmite em tempo real para as telas do Plenário, mantendo o caráter público e transparente da votação.
Leia Também: TCE-ES alerta municípios do Caparaó com déficit no RPPS
Com a implantação desse sistema de modernização, houve alteração nos dispositivos do Regimento Interno. O Artigo 185 do Regimento Interno passa a vigorar da seguinte maneira: “Nas deliberações da Câmara, o voto será sempre público, e dar-se-á em formato digital, mantendo-se nos arquivos cópias físicas de todos os documentos”.
Os vereadores terão um tempo pré-definido para registrar seus votos, onde ficarão visíveis nas telas do plenário a letra “S” para votos favoráveis e “N” para votos contrários, bem como os nomes dos vereadores. No canto inferior direito constará a quantidade de votos favoráveis (em verde), votos contrários (em vermelho), abstenções (em rosa) e o total de votos (em amarelo).
Após a votação, o Presidente bloqueará os recebimentos de opções de votos e anunciará o resultado com o número de vereadores que votaram em cada opção.

Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726