Plano de Auxílio Mútuo: empresas do ES se unem para emergências
O primeiro Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Espírito Santo foi criado para oferecer segurança nas indústrias
As indústrias capixabas desenvolveram um Plano de Auxílio Mútuo (PAM) para momentos de emergência, como em casos de incêndios em fábricas. Este é o primeiro do Espírito Santo, já em todo o Brasil, existem mais de 50 Planos.
Leia também: Ufes abre procedimento para anular homenagens a agentes da ditadura
O trabalho foi uma iniciativa das indústrias do Centro-Norte do ES junto com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e coordenado pelo Sesi Saúde ES.
Todavia, com foco na segurança das indústrias, o PAM também contou com o apoio do Observatório da Indústria da Findes, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Associação de Desenvolvimento de Linhares (Adel), empresas, entre outros.
Aliás, para a presidente da Findes, Cris Samorini, criar o primeiro Plano de Auxílio Mútuo do Estado só reforça o potencial que a indústria tem de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
“A cooperação entre as empresas e comunidades próximas fez toda diferença para conter o avanço das chamas. Ficamos muito felizes em coordenar, por meio do Sesi Saúde, um comitê que implantou um projeto tão relevante para o Estado. Com certeza o Centro-Norte capixaba vai se mobilizar de forma muito mais ágil e estruturada caso ocorra algum imprevisto”, destacou.
Criação do Comitê de Resposta à Emergências da Região Centro-Norte do ES
Em novembro de 2023, a fábrica da Cacau Show, em Linhares, pegou fogo. Contudo, semanas depois do ocorrido, a Placas do Brasil, localizada em Pinheiros, também registrou o mesmo ocorrido. Nenhuma das ocorrências teve vítimas.
Após os casos, foi criado o Comitê de Resposta à Emergências da Região Centro-Norte do ES. A primeira reunião foi realizada na sede da Findes, em Vitória, em dezembro do ano passado.
O Comitê foi o responsável pelo levantamento dos recursos que as empresas participantes possuem, como carros-pipa e equipe de brigada. Além disso, criou o Plano de Auxílio Mútuo, uma iniciativa de colaboração para unir as empresas, o Corpo de Bombeiros, o poder público e a comunidade no auxílio ao atendimento emergencial em casos de ocorrências de sinistros.
Contudo, 14 empresas integram o PAM. São elas: Athus Locações e Serviços, Cimol Móveis, Lasa Linhares Agroindustrial, Liesa Linhares Embalagens, MGM Móveis, Norte Recicla, Panan Móveis, Peroba Móveis, Placas do Brasil, Seacrest Petróleo, Suzano, Usina Alcon, Volare Veículos e WEG Linhares.
Aliás, os municípios contemplados na iniciativa são: Aracruz, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Pinheiros e Pedro Canário.
Entenda quais as contribuições do PAM:
- Preservar a vida, que é a prioridade máxima em um atendimento socorrista;
- Mobilizar as empresas, comunidade e órgãos públicos para reduzir o tempo de espera por socorro;
- Realizar ações coordenadas, com atribuições e estrutura definida em estatuto próprio;
- Conhecer os recursos humanos e humanitários à disposição de todas as empresas em situação de emergência;
- Controlar as ocorrências para reduzir o impacto ao patrimônio das empresas necessitadas.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.