Saúde e Bem-estar

Depressão: atenção especial para idosos pode ser obrigatória no ES

Pela proposta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deverá coordenar ações de conscientização por meio de campanha estadual

Flavio Cirilo Flavio Cirilo

Foto: Rafa Neddmeyer | Agência Brasil

A depressão em idosos pode ganhar uma atenção especial no Espírito Santo. Isso porque tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) Projeto de Lei (PL) 354/2024, que visa ampliar a promoção de ações para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença nessa faixa etária da vida.

A iniciativa é do médico e deputado estadual Dr. Bruno Resende (União). Pela proposta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deverá coordenar ações de conscientização por meio da Campanha Estadual de Conscientização sobre Depressão em Pessoa Idosa.  

LEIA TAMBÉM: Mais de 90 kg de produtos impróprios ao consumo são apreendidos no Sul do ES

As ações devem chamar atenção para os fatores de risco, tratamento e prevenção da depressão em idosos. Visa ainda fomentar a busca por ajuda profissional, combater o estigma acerca do tema e contribuir para a elaboração de políticas públicas. 

O projeto que visa combater a depressão em idosos ainda precisa ser analisado pelas  comissões de Justiça, de Direitos Humanos, de Saúde e de Finanças antes de ir para votação em Plenário. 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Flavio Cirilo
Flavio Cirilo

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.