Esportes

O que é Flag Football? Conheça tudo sobre a nova modalidade olímpica

O nome Flag Football vem das "bandeiras", que ficam amaradas na cintura dos jogadores

Jonathan Gonçalves Jonathan Gonçalves

O que é Flag Football
Foto: Grasiela Gonzaga / Flag Football Brasil

Com o fim dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, um assunto veio à tona, os cinco novos esportes confirmados para Los Angeles-2028. Dentre esses nomes, o Flag Football chama atenção do público. Mas, o que seria esse esporte?

Leia também: Quais saem? Cinco novos esportes são confirmados nas Olimpíadas de 2028

A nova modalidade olímpica é parecida com o futebol americano, sendo definida como uma versão com menos contato físico, comparado com o esporte americano.

O nome Flag Football vem das “bandeiras”, que ficam amaradas na cintura dos jogadores, que segundo a regra, devem ser retiradas pelo time adversário, com intuito de parar as jogadas. Mas, não se engane, mesmo com bandeiras (flag) no nome, o esporte não é um “pique-bandeira”.

Como jogar?

A modalidade conta com cinco atletas para cada lado, enquanto um time ataca, o outro defende, tentando sempre retirar as bandeiras do jogador que está com a bola.

Sobretudo, o principal objetivo do jogo é chegar na zona de pontuação do adversário, para assim, marcar o touchdown, que vale seis pontos. No geral, as partidas duram 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos.

Como está o Brasil no Flag Football?

A Seleção Brasileira Feminina de Flag Football, já participa de campeonatos internacionais há 12 anos, e costuma sempre figurar entre as cinco melhores seleções. Aliás, hoje, as meninas do Flag Football ocupam a quarta colocação do ranking mundial. No masculino, a Seleção Brasileira ocupa a 17ª colocação.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Jonathan Gonçalves
Jonathan Gonçalves

Graduando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), atua na parte esportiva do portal AQUINOTICIAS.COM. Atualmente, está cursando o 8° período da faculdade, acumulando bons ensinamentos, contatos e experiências ao longo do caminho. Toda segunda e sexta, comanda o podcast Linha de Fundo, que fala sobre o esporte estadual, nacional e internacional.