Diabetes não é causado por vermes: 'completo absurdo', afirma entidades
O assunto ficou em evidência depois que duas cientistas publicaram um vídeo para desmentir um nutricionista que fez a falsa alegação.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (16), entidades de saúde enfatizam que o diabetes do tipo 2 não é uma doença causada por vermes, como alguns profissionais têm defendido em redes sociais.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiSegundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e o Conselho Federal de Nutrição, a relação entre os parasitas e a doença
Leia também: Cuidado com as ondas de calor: riscos e prevenção
“é um completo absurdo, sem qualquer embasamento científico”.
O assunto ficou em evidência depois que duas cientistas publicaram um vídeo para desmentir um nutricionista que fez a falsa alegação.
Em sua página, ele ainda afirmava que:
“a desparasitação elimina toda e qualquer possibilidade de doença”
Mesmo transmitindo a informação correta, a bióloga Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise, do perfil Nunca Vi um Cientista, foram condenadas pela Justiça de São Paulo. A condenação foi de excluir o conteúdo e a pagar R$ 1 mil de danos morais ao profissional.
Na nota, as sociedades científicas e o CFN informam que o diabetes é:
“uma condição clínica, crônica e sem cura, que pode ser acompanhada de complicações impactantes, como cegueira, insuficiência renal, amputações de membros inferiores, doenças cardiovasculares, entre outras, levando à mortalidade precoce sobretudo naquelas pessoas com controle inadequado da doença”
Estima-se que, no Brasil, 20 milhões de pessoas convivam com a doença.
Contudo os especialistas ressaltam que esses indivíduos precisam estar totalmente engajados no tratamento adequado. Sendo assim o que costuma envolver o uso de medicamentos, mudanças nos hábitos de vida e, em alguns casos, a aplicação de insulina.
Segundo as entidades de saúde, informações falsas sobre o combate à doença expõem os pacientes à possibilidade de abandono de terapias realmente eficazes. Dessa maneira, as pessoas ficam expostas aos inúmeros riscos associados à doença, inclusive de morte.
“As Sociedades e o Conselho que aqui assinam este posicionamento reforçam a necessidade de buscar profissionais sérios e comprometidos com a ciência para o tratamento adequado das pessoas com diabetes, evitando práticas oportunistas e equivocadas, muitas vezes visando exclusivamente ao lucro em detrimento da saúde desses indivíduos”.
Estadão Conteudo
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726