Saúde e Bem-estar

Anvisa faz alerta para falsificação do medicamento Ozempic

Para proteger a população, a Anvisa orienta que consumidores e profissionais de saúde fiquem atentos às características das embalagens e do produto.

Ozempic
Reprodução: Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um comunicado da empresa Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda., responsável pelo medicamento biológico Ozempic (semaglutida), sobre indícios de fraude.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A empresa detectou que fraudadores readesivaram canetas de insulina Fiasp FlexTouch com rótulos de Ozempic, do lote NP5K174. Esse lote é autêntico, mas fraudadores removeram seus rótulos e os aplicaram indevidamente em canetas de insulina, vendidas como se fossem Ozempic.A fraude ainda está em investigação.

Leia também: Saiba os 14 sinais de que você está fazendo sua dieta da forma errada

Para proteger a população, a Anvisa orienta que consumidores e profissionais de saúde fiquem atentos às características das embalagens e do produto. É fundamental adquirir apenas medicamentos em farmácias regularizadas pela Vigilância Sanitária, com nota fiscal e embalagem completa.

A agência também alerta contra compras em canais não autorizados, como sites e redes sociais, além de aplicativos de vendas. A Novo Nordisk detalhou algumas indicações de possíveis fraudes. A caneta de Ozempic original é azul clara, com botão cinza, enquanto a de insulina Fiasp é azul escura, com botão laranja.

Outros sinais de fraude incluem embalagens alteradas, com idioma estrangeiro ou apresentação visual diferente da registrada, além de preços muito abaixo do valor de mercado. O Ozempic, desde seu lançamento em 2019, não teve nova fórmula, então qualquer adesivo com “nova fórmula” indica falsificação.

Caso consumidores ou profissionais de saúde encontrem produtos suspeitos, devem evitar o uso e contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88 ou, em regime 24 horas, pelo e-mail [email protected]. A Anvisa também deve ser notificada imediatamente, o que pode ser feito pela Ouvidoria da Anvisa ou pelo link específico no site oficial.