Saúde e Bem-estar

Cuidado! Misturar produtos de limpeza pode causar reações tóxicas

O ministério da saúde ressalta que em alguns casos é necessário chamar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para evitar riscos maiores.

Por Redação

2 mins de leitura

em 07 de out de 2024, às 13h51

Foto: Reprodução/Pexels
Foto: Reprodução/Pexels

Na hora da limpeza é normal se empolgar e querer misturar alguns produtos na crença de que as chamadas “misturinhas” vão fazer um efeito melhor.

Principalmente, nas limpezas mais pesadas, produtos como álcool e água sanitária são os mais usados.

Leia também: Exercício 2 vezes por semana ajuda a evitar até 264 doenças

Mas, ainda a quem misture os dois acreditando que o efeito de limpeza é reforçado. No entanto o Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Conselho Federal de Química advertem.

A mistura entre água sanitária e álcool é toxica para humanos. Isso porque a mistura gera outra substância chamada clorofórmio. Sendo assim o clorofórmio tóxico, ele pode afetar os olhos, pulmões, pele, fígado, rins e sistema nervoso.

Sendo assim, fique atento aos sinais de intoxicação por clorofórmio:

  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Náusea
  • Perda de consciência
  • Irritação e queimaduras na pele

O Ministério da Saúde ressalta que em alguns casos é necessário chamar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para evitar riscos maiores. Além o Samu (190) tem o Disque Intoxicação que é um serviço de suporte em caso de inalação e ingestão de produtos saneantes ou substâncias químicas.

Produtos saneantes são substâncias ou preparações químicas ou biológicas usadas para limpar tais como detergentes, sabão em pó, cera, água sanitária, raticidas, desinfetantes, inseticidas, repelentes.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui