Economia

Faturamento do MEI: empreendedores vão ficar em festa com novo limite

Foto: Reprodução | Freepik

O faturamento do MEI poderá ter um aumento expressivo caso o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21 seja aprovado. Atualmente, o teto anual para o Microempreendedor Individual (MEI) é de R$ 81 mil, mas o projeto em tramitação na Câmara dos Deputados propõe elevar esse valor para R$ 130 mil, ajustando o limite às demandas econômicas e ao impacto da inflação. Esse aumento permitirá que muitos pequenos empreendedores continuem no regime do MEI, evitando uma migração obrigatória para regimes tributários mais complexos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Ampliação de benefícios e empregos para o MEI

A proposta de ajuste no faturamento do MEI permite que microempreendedores expandam suas operações ao contratar até dois funcionários, em vez de apenas um. Essa mudança não apenas reforça o papel do MEI como gerador de empregos formais, mas também incentiva o crescimento de pequenos negócios ao oferecer mais segurança tributária e administrativa.

Além disso, o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), relator do projeto, explica que essa atualização ajusta o regime do MEI à inflação acumulada nos últimos anos. Com isso, ela facilita a formalização de mais empreendedores e amplia as oportunidades no setor, contribuindo para um ambiente econômico mais inclusivo e sustentável

Processo e perspectivas

A Comissão de Finanças e Tributação já aprovou o projeto e agora aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovado, o novo limite de faturamento do MEI entrará em vigor a partir de 2024, trazendo mais flexibilidade para os pequenos empresários e contribuindo para o crescimento do empreendedorismo no Brasil.

Para mais detalhes, acesse o portal da Câmara dos Deputados e acompanhe as atualizações sobre a tramitação do PLP 108/21.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.