ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Foram notificados 63 novos casos de Oropouche em Anchieta

A doença pode causar sintomas parecidos com a dengue

Por Redação

2 mins de leitura

em 27 de out de 2024, às 14h26

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

A Secretaria de Saúde de Anchieta, confirmou a notificação de 63 casos da febre do Oropouche, uma doença causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes) do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. A maior parte dos casos foi identificada entre moradores da área rural do município, onde o risco de exposição é maior devido à presença de vetores.

Leia também: VÍDEO | Fortes chuvas provocam alagamentos em Alegre

A doença que pode causar sintomas parecidos com a dengue, como febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar e, em alguns casos, náusea e diarreia. A transmissão é feita pela picada de insetos como o mosquito Culicoides paraensis, um dos principais vetores do vírus, o famoso maruim. O período de incubação varia entre 4 a 8 dias após a infecção.

Diante da situação, a Secretaria de Saúde de Anchieta orienta a população a tomar medidas de proteção contra a picada de insetos, como o uso de repelentes, roupas de manga longa e a eliminação de criadouros. Além disso, é fundamental que qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos procure imediatamente os serviços de saúde, seja a ESF do bairro, o Pronto Atendimento (PA) ou o hospital do Mepes, para avaliação e tratamento adequado.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape