Segurança

PM realiza operação contra motos com escapamento alterado em Guaçuí

Ao todo, durante a ação, dez veículos foram autuados e devem ser apresentadas na 2ª Companhia do 3° BPM

Por Redação

2 mins de leitura

em 28 de out de 2024, às 08h43

Foto: Divulgação/Polícia Militar
Foto: Divulgação/Polícia Militar

Na noite do último sábado (26), o 3º Batalhão da Polícia Militar realizou uma operação de fiscalização para coibir o uso irregular de motocicletas com escapamento alterado, em Guaçuí.

Ao todo, durante a ação, dez veículos foram autuados e devem ser apresentadas na 2ª Companhia do 3° BPM, em Guaçuí, com os equipamentos originais para vistoria no prazo de 5 dias, sob pena se remoção, caso não apresentados. Um veículo foi removido ao pátio credenciado do Detran|ES.

Segundo a PM, a ação atende os pedidos da população, em virtude grande número de reclamações de moradores sobre o incômodo causado por estes veículos.

“As alterações realizadas nas características originais da motocicleta, além deixarem o veículo em desacordo com o previsto por lei, prejudicam a saúde e o meio ambiente. Como o silenciador do escapamento consiste em um item projetado para diminuir os ruídos do motor, uma vez alterado, pode trazer consequências prejudiciais, como o um aumento significativo do ronco do motor e da quantidade de fumaça liberada”, disse a guarnição.

Leia também: Guarda Municipal recupera motocicleta furtada em Cachoeiro

De acordo com o artigo 230, parágrafo XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$ 195,23 e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui