ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Saiba os 14 sinais de que você está fazendo sua dieta da forma errada

Os sinais emocionais também refletem os hábitos alimentares.

Por Mariana Eufrasia

2 mins de leitura

em 30 de out de 2024, às 13h26

Foto: Reprodução/ Pexels
Foto: Reprodução/ Pexels

A nutricionista Julliane Dias, que tem dez anos de experiência na área clínica, estética e esportiva, alerta sobre sinais que indicam uma dieta inadequada. Com sintomas físicos e emocionais que afetam a saúde, a alimentação incorreta pode prejudicar tanto o corpo quanto a mente.

Dias explica que cansaço, fadiga e indisposição estão entre os sinais mais comuns de uma dieta desequilibrada. Outros sintomas, como insônia, mudança de humor, irritabilidade e ansiedade, também podem indicar problemas nutricionais.

Leia também: Pressão arterial ’12 por 8′ não é mais normal? Entenda o porquê

Além disso, a queda de cabelo, unhas fracas e estriadas, pés rachados, acne e olheiras frequentemente refletem uma alimentação desbalanceada, corpo inflamado e a falta de nutrientes essenciais. Sintomas mais graves, como infecção urinária e problemas intestinais, podem surgir devido à presença de bactérias no corpo e à desordem da microbiota intestinal.

Para saber se o corpo está recebendo nutrientes suficientes, a nutricionista sugere observar a saúde geral. Vitalidade, disposição, boa qualidade do sono e acordar com energia renovada são indícios de que o organismo está bem nutrido.

Em contrapartida, a perda ou ganho de peso, falta de apetite ou compulsão alimentar e sintomas como cansaço, irritabilidade e constipação indicam possíveis deficiências nutricionais, intestino permeável, corpo intoxicado e síndrome metabólica. Ela destaca a importância do intestino, pois, se estiver em desbiose, prejudica a absorção de nutrientes, mesmo com uma alimentação saudável.

Os sinais emocionais também refletem os hábitos alimentares. Dietas ricas em ultraprocessados, açúcar refinado e gorduras saturadas afetam a saúde mental, elevando os riscos de depressão e ansiedade.

Esses alimentos alteram hormônios, desregulando o ciclo circadiano e comprometendo o sono de qualidade. Segundo Dias, uma alimentação inadequada intensifica a irritabilidade e dificulta a regeneração do corpo à noite, impactando a disposição e aumentando a fome ao longo do dia.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape