Sonho de Criança: ONG em Viana oferta serviços para a comunidade
Durante a semana, as atividades são divididas entre aulas de jiu-jitsu, jantinha, artesanato, reforço escolar, atividades recreativas e encontros terapêuticos com psicólogos

A Julia dos Santos gosta de fazer o artesanato e as aulas de luta. A Emilly Souza gosta das aulas de bate-papo, do reforço escolar. A Emanuelly dos Santos gosta do projeto. O Samuel Batista gosta de correr e brincar com o pessoal e a comer, ele conta que “aprendeu a ser educado, gentil com as pessoas e o reforço auxilia a aprender as matérias da escola”.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiOs depoimentos acima são de algumas das 150 crianças que participam do projeto “Sonho de Criança”, em Vale do Sol. São mais de 8 anos de trabalho voluntário realizado que já atendeu mais de mil crianças e adolescentes de 4 a 15 anos.
Leia também:
A adolescente Ana Luiza Ribeiro Nascimento diz que quer ser psicóloga quando crescer, a pequena participa de atividades como o encontro com terapeutas e revela que gosta de conversar:
“Eu gosto de fazer artesanato, jiu-jitsu e reforço escolar. Tenho aprendido muita coisa legal aqui, como caixinhas, pintar, a gente aprende mais sobre as ações da escola e a me defender com o jiu-jitsu e praticar um esporte. Gosto muito de vir aqui e eu acho a tia Ruth muito legal porque ela disponibiliza muita coisa para a gente!”, revela Ana Luiza.
Centenas de crianças com as vidas transformadas
Rosana Bastos é uma das pessoas que participaram do projeto e teve a sua vida transformada. Hoje, ela é uma das voluntárias que integram a ação e conta que a ONG foi um divisor de águas.
“O projeto influenciou em muita coisa na minha vida, eu estava em depressão e a partir das ações daqui consegui superar. Esse espaço é um lugar onde a gente cuida das crianças para que elas possam crescer com tranquilidade. Sinto muita felicidade em estar aqui porque aqui o amor me curou, foi através de eu dar o amor que eu recebi a cura”, explica Rosana emocionada.
Sonho de Criança: ONG em Viana oferece diversas atividades
Durante a semana, as atividades são divididas entre aulas de jiu-jitsu, jantinha, artesanato, reforço escolar, atividades recreativas e encontros terapêuticos com psicólogos. O projeto atende crianças dos bairros Areinha, Arlindo Villaschi, Vale do Sol, Caxias do Sul e Soteco.
Quem comanda o espaço é Rutileia de Jesus, conhecida como tia Ruth. A filantropa conta com doações da comunidade e de estabelecimentos comerciais para realizar as ações que acontecem no quintal de sua casa.
Em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, ela consegue realizar as aulas de reforço na Praça da Juventude, em Vale do Sol. Ruth diz que o portão não fica fechado em nenhum momento de segunda a sábado e que a animação deixa a casa completamente alegre.
Além do projeto, a tia Ruth ainda divide seu tempo com o trabalho na van escolar, ações da igreja que frequenta e os cuidados com a família, que apoia a motorista em seu projeto transformador.
Rutileia faz parecer que o dia possui mais de 24 horas para comportar tantas ações, o trabalho voluntário e a doação de tempo de ex-alunos do projeto e de parceiros de todas as horas explicam a essa multiplicação de tempo e o sucesso do projeto que fazem as crianças sonhar acordadas:
“Coloquei o nome do projeto de Sonho de Criança para que cada um pudesse realizar seus sonhos. Nosso objetivo é que saiam daqui médicos, advogados, prefeitos, entre outros. Temos uma sala na Praça da Juventude, cedida pela Prefeitura de Viana, em que os meninos fazem as aulas de reforço. O local é climatizado e é confortável, os alunos adoram”, Ruth comenta.
A transformação não tem fronteiras, atinge quem participa do projeto e àqueles que doam seu tempo para as crianças:
“Eu tinha uma rejeição muito grande para abraço, hoje, amo quando os meninos chegam e me abraçam, são abraços muito sinceros. Entregamos amor e recebemos amor”, comenta Ruth com um sorriso no rosto.