Segurança

Bebê de 1 ano é socorrido com 20% do corpo queimado no Espírito Santo

O estado de saúde e a dinâmica do acidente não foram informados pelo Notaer

Por Redação

2 mins de leitura

em 12 de nov de 2024, às 11h20

Foto: Freepik (Jcomp)
Foto: Freepik (Jcomp)

Uma criança, de apenas 1 ano e nove meses de idade, foi socorrida com 20% do corpo queimado após um acidente com água quente em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na última segunda-feira (11).

Segundo informações da equipe do Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (Notaer), o helicóptero foi acionado e socorreu a menina para o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória. O estado de saúde e a dinâmica do acidente não foram informados pelo Notaer.

Queimaduras em crianças

O cirurgião-plástico Ricardo Baptista, que acumula 30 anos de experiência em sua especialidade no Hinsg, a maior parte dos acidentes ocorre com meninos, que representam 65% dos atendimentos, e a faixa etária mais atingida é a de até 6 anos de idade.

Os acidentes acontecem principalmente nas cozinhas residenciais, sendo 55% das queimaduras ocasionadas por líquido quente, como água, café e leite, 25% por álcool líquido e 20% por outros fatores, como explosão de gás, choque elétrico, fogos de artifício, fogueira, dentre outros.

Leia também: Polícia Militar apreende menor e pé de maconha em Mimoso do Sul

Na cozinha, é preciso atenção redobrada, não deixando que os meninos e meninas se aproximem do fogão para não correrem o risco de puxarem as alças das panelas. O ideal é sempre utilizar as bocas de trás e com as alças voltadas para trás para evitar esse tipo de acidente, que é o mais comum.

Nas festas juninas, ele recomenda que as brincadeiras infantis se restrinjam a estrelinhas, estalos de salão ou chuvas de prata. “Foguetes, bombinhas ou qualquer tipo de explosivo não são para crianças”, ressalta.

Primeiro socorros

Quando a queimadura acontece por líquido quente, o médico orienta que, se houver resíduo do agente causador da queimadura, como café ou caldo de feijão, é importante dar um banho com água fria na criança para remover o produto, sem, no entanto, esfregar. Se a queimadura for elétrica, a dica é desligar a fonte de energia.

“Não se deve passar nada sobre a área queimada, com pomada, pasta de dente, clara de ovo ou manteiga, nem dar nenhum remédio à vítima”, ensina o médico. Deve-se envolver o paciente em tecido limpo e levá-lo rapidamente para o pronto-socorro. Os hospitais referências no Estado para queimados são o Infantil de Vitória e o Dório Silva, em Serra.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui