Cachoeiro é 2º lugar em atividades dispensadas de alvarás e licenças
O salto demonstra o impacto das medidas adotadas para simplificar processos e facilitar o ambiente de negócios, colocando Cachoeiro entre os líderes nacionais nessa área
No terceiro trimestre de 2024, Cachoeiro subiu para o segundo lugar no ranking estadual de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças. O dado está disponível no relatório divulgado em outubro, no site oficial do governo federal (gov.br/dispensa-de-alvaras-e-licencas).
No ano passado, o município ocupava a 35ª posição e a ascensão reflete um avanço do trabalho da comissão de desburocratização da cidade, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa).
Leia também: Prefeitura de Anchieta abre processo seletivo para 10 profissões; confira
No ranking nacional, o crescimento também foi notável: Cachoeiro avançou mais de 50 posições no mesmo período, posicionando-se na 25ª posição, entre as cidades líderes na redução de exigências burocráticas.
O salto demonstra o impacto das medidas adotadas para simplificar processos e facilitar o ambiente de negócios, colocando Cachoeiro entre os líderes nacionais nessa área.
Alvarás e licenças em Cachoeiro
Em comparação com outras cidades no país, poucas conseguiram reduzir, de maneira tão eficiente, as exigências de alvarás e licenças, reforçando a posição de Cachoeiro como um modelo de eficiência administrativa e estímulo ao desenvolvimento econômico.
“Para elaborar o Decreto Unificado de Grau de Risco, a Comissão analisou criteriosamente as atividades dispensadas de alvarás e licenças pelos Corpos de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, tanto em nível estadual quanto municipal. Os indicadores mostram um aumento significativo no número de atividades econômicas isentas dessas exigências, reforçando o impacto positivo dos esforços da Comissão em tornar o ambiente de negócios de Cachoeiro cada vez mais ágil e favorável para o desenvolvimento econômico”, explica a presidente da Comissão de Desburocratização, Libiana Muniz.
“Nosso objetivo é tornar Cachoeiro uma cidade satélite, em que empresas e empreendedores se sintam à vontade para gerar empregos e rendas. Para isso, é preciso trabalhar políticas de desburocratização que auxiliem na facilitação de aberturas de empreendimentos que elevarão a capacidade econômica da nossa cidade”, salienta Márcio Guedes, secretário de Fazenda de Cachoeiro.
“O avanço de Cachoeiro, como uma cidade empreendedora e que apresenta forte crescimento econômico, é fruto de muito trabalho de pessoas comprometidas em tornar nosso município em exemplo a ser seguido. Cachoeiro tem se tornado um lugar ideal para empresas e empreendimentos e, nossa esperança, é que isso possa aumentar também o crescimento de empregos e geração de renda”, completa o prefeito Victor Coelho.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.