Cachoeiro: estudante é premiada em concurso nacional de redação
A competição, que premia um aluno por estado, abordou a temática “Os desafios diante das mudanças climáticas: a relação entre migração forçada e as violações de direitos humanos”.
A estudante Edmara Assad Lourenço, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lions Sebastião de Paiva Vidaurre — localizada em Cachoeiro de Itapemirim —, recebeu destaque nacional ao ser premiada no 49º Concurso Nacional de Redação, promovido pelo Instituto Chamex. A competição, que premia um aluno por estado, abordou a temática “Os desafios diante das mudanças climáticas: a relação entre migração forçada e as violações de direitos humanos”.
Edmara Lourenço conquistou o primeiro lugar entre os participantes capixabas, obtendo a nota 960. A estudante explicou sua abordagem no texto: “Defendi a tese de que as mudanças climáticas intensificam a migração forçada, resultando em violações de direitos humanos. Para sustentar essa tese, utilizei argumentos que destacam a relação direta entre desastres ambientais e deslocamentos populacionais, com dados estatísticos e citações de especialistas.”
Leia Também: 23ª Feira do Empreendedor do Café acontece neste sábado em Alegre
A participação no concurso é fruto de um projeto desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa Wendel Vasconcelos Sampaio, que destacou a importância de inserir os alunos em concursos externos como estratégia para aprimorar habilidades de leitura, escrita e análise crítica. “Os alunos participam frequentemente de concursos de redação externos, cujas avaliações fornecem parâmetros importantes para o meu trabalho e para a aprendizagem deles. A premiação da Edmara é uma evidência positiva do trabalho que tem sido realizado”, comentou o professor.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui