Confira as dicas para compras seguras do Dia de Finados
Um dos pontos importantes é ficar atento a valores abusivos, bem acima dos tradicionalmente praticados pelo mercado, sem nenhuma indicação de que estejam relacionados ao aumento de custos
Todos os anos, o dia 2 de novembro, Dia de Finados, é responsável por grande movimentação no comércio, principalmente no que se refere a flores, coroas, vasos e velas – produtos bem procurados para homenagens póstumas aos familiares. Mas o Procon de Cachoeiro lembra que é importante ficar atento aos direitos do consumidor também nesta data.
Nos estabelecimentos, é importante verificar a transparência na exposição de preços, facilitando a opção ou não pela compra, práticas justas de cobrança, informações das condições de pagamento e informações claras sobre a durabilidade e qualidade dos produtos perecíveis, pois tudo isso diz respeito aos direitos do consumidor”, conta a coordenadora de Defesa do Consumidor, Ivone Pícoli.
Leia também: Cemitério Municipal de Cachoeiro terá novos ossuários de granito
Outro ponto importante é ficar atento a valores abusivos, bem acima dos tradicionalmente praticados pelo mercado, sem nenhuma indicação de que estejam relacionados ao aumento de custos. Se houver possibilidade de troca de algum item, o consumidor deve fazer constar a possibilidade em nota fiscal.
Por fim, o órgão de defesa do consumidor lembra que é sempre importante fazer pesquisas de preços para adquirir produtos de qualidade e com melhor custo-benefício. “No mercado, existe grande variedade de produtos, e o valor de alguns pode aumentar devido à grande procura e à maneira como são produzidos e comercializados. O bom é evitar compras por impulso”, disse a coordenadora.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.