ads-geral-topo
Cidades

Exposição em Muniz Freire celebra 150 anos da imigração italiana no ES

Com o tema “Do Passado ao Horizonte, 150 Anos de Travessias”, a exposição está aberta ao público pelos próximos 30 dias, na Casa da Cultura da cidade, entre às 8:30 até as 17:30.

Por Diorgenes Ribeiro

2 mins de leitura

em 11 de nov de 2024, às 12h25

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais

A exposição comemorativa pelos 150 anos da imigração italiana, que está percorrendo o Espírito Santo, chegou na última sexta-feira (8), em Muniz Freire, no Caparaó.

Com o tema “Do Passado ao Horizonte, 150 Anos de Travessias”, a exposição está aberta ao público pelos próximos 30 dias, na Casa da Cultura da cidade, entre às 8:30 até as 17:30.

Leia Também:

Celebração na Igreja Matriz.

Para celebrar a abertura da Exposição, a Associação Gastronômica e Cultural de Muniz Freire, em parceria com a Prefeitura e a Paróquia Divino Espírito Santo, promoveram o evento “Viva La Nostra Cultura”, que contou com a celebração Eucarística na Igreja Matriz, cortejo festivo com a presença da Lira Munizfreirense, Coro Veni Creator Spiritus e a apresentação do Dueto com Rose Aguiar e Fernando Feletti, e claro, a tradicional partilha Tutti a távola.

Eduardo Lazzaro Machado, diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arquimimo Mattos, localizada no distrito de Piaçu, foi um dos responsáveis para que a exposição fosse realizada na Cidade Amizade.

“Quando penso em nossos ancestrais, sinto muita gratidão e respeito por toda história percorrida até o nosso município. Quando analisamos o presente, tenho um sentimento de que temos muito a fazer para ensinar a história aos descendentes”, diz Eduardo.

Eduardo e o diretor do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto.

“Noi Siamo La Storia”

As histórias retratam as motivações da emigração dentro do processo de Unificação Italiana. Além disso, também mostram a viagem dos migrantes, o contato com o Novo Mundo e as perspectivas de futuro. Identificaram os quatro tempos como a Origem, a Travessia, o Brasil e o Futuro.

A Comunità Italiana, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, organiza a exposição no Estado, que foi realizada com recursos do Grupo Águia Branca e do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LICC) da Secretaria da Cultura (Secult).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape