Uma ação conjunta realizada pela EDP, em parceria com a Polícia Civil e peritos forenses da Polícia Científica, identificou furtos de energia elétrica em distribuidora de bebidas e residência localizadas no bairro Parque Residencial Maracanã, em Cariacica, na última quinta-feira (21).
Durante a inspeção, foi identificado que a distribuidora de bebidas possuía uma ligação direta para abastecer uma câmara frigorífica trifásica, sem que o consumo fosse registrado pelo medidor de energia. Já a residência também apresentava uma ligação direta, burlando o equipamento de medição e impedindo o registro completo do consumo. Os técnicos da EDP desfizeram as irregularidades.
O proprietário de uma das unidades consumidoras foi conduzido à sede da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio, em Vitória, e autuado em flagrante delito por furto de energia, com base no artigo 155, §3º, do Código Penal Brasileiro. Já o outro não estava presente no momento da ação, mas será investigado em inquérito policial instaurado.
Leia também: Mulher é encontrada morta na Lagoa do Siri, em Marataízes
Além disso, conforme a regra da Resolução ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os proprietários terão que arcar com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.
Impacto do furto de energia
O furto de energia é crime previsto no Código Penal e gera prejuízos para toda a sociedade, além de representar riscos de segurança para quem realiza e convive com as práticas irregulares. A EDP reforça seu compromisso com a identificação e combate a essas ações, que impactam diretamente a qualidade do fornecimento para todos os consumidores. Para denunciar casos de furto de energia, a população pode entrar em contato pelo site www.edp.com.br ou pelo telefone 0800 721 0707. A identidade do denunciante é preservada.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.