Saúde e Bem-estar

Prevenção: Sicoob Sul promove tratamento gratuito para câncer de mama

O projeto entrou em contato com cerca de 130 mulheres, realizando um convite para exames gratuitos

Jonathan Gonçalves Jonathan Gonçalves

Projeto Prevenir / Sicoob Sul / Câncer de mama
Foto: Jonathan Gonçalves

Nesta sexta-feira (22), na área de especialidades, consultas e exames do Hospital Evangélico, em Cachoeiro de Itapemirim, o Sicoob Sul, que conta com 39 agências, realizou mais uma etapa do Projeto Prevenir, que tem como objetivo promover instrução, prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Todas as etapas são custeadas pela campanha.

Leia também: Frente fria provoca temporais e chuvas fortes no Espírito Santo

O projeto entrou em contato com cerca de 130 mulheres, realizando um convite para exames gratuitos, voltados para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Aliás, mesmo com o hospital lotado, o evento recebeu muitos elogios, principalmente pela agilidade do atendimento.

“Eu gostei! Marcaram minha consulta muito rápido, fui lá, fiz a mamografia, e me chamaram para fazer outra. Agora estou aqui mais uma vez e já até marcaram a consulta, que é uma coisa que a gente perde muito tempo na fila marcando. Minhas colegas e meus colegas também conseguiram fazer! Muito bom!”, ressaltou Jaqueline Machado, uma das mulheres selecionadas.

No local haviam quatro médicos atendendo simultaneamente, e a Dra. Fernanda Carlinda reforçou o quão importante é a prevenção do câncer de mama. “O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres, e por isso, é muito importante realizar a prevenção, uma vez que as lesões, quanto mais rápidas forem tratadas, mais chances tem essa paciente. O principal exame a ser feito é a mamografia, que pode avaliar e detectar as lesões, bem precocemente, para assim, iniciar o tratamento e prevenção do câncer de mama”, frisou a cirurgiã mastologista.

As mulheres que estavam presentes nesta sexta-feira (22), estavam na terceira fase, o encerramento, que condiz com as pessoas que tiveram alguma alteração detectada nos exames. Assim, elas passaram por consultas, o que não quer dizer que todas presentes no local teriam a condição. Mas, que precisam de um atendimento presencial do oncologista, e caso for detectado um problema maior, o Sicoob Sul acompanha essas mulheres. Inclusive, as que tem a doença detectada, entram de imediato, para fazer tratamento pelo SUS, sem fila e nem nenhum tipo de espera.

Superação

Entre as mais de 100 mulheres presentes no evento, estava Eliziane Severo Salucci, que teve câncer no colo do útero em 2015, e através da campanha do Outubro Rosa, do Projeto Prevenir, fez os exames, descobriu e realizou o tratamento. “Estou sempre fazendo a prevenção. Todo ano faço mamografia, porque o câncer, quando descoberto cedo, tem cura. As mulheres devem se prevenir, e para isso, precisam se cuidar”.

Sobre o projeto

O Projeto Prevenir teve inicio há 12 anos atrás, e todos os anos o Sicoob Sul realiza este evento, onde o público alvo são mulheres, que nem sempre tem a possibilidade de fazer um exame de mamografia, para poder evitar um problema maior no futuro. “Nós realizamos cerca de 1500 mamografias, e essas mulheres, que passam por esse exame, são acompanhadas e, se necessário, são feitos exames complementares. O projeto é completo, sendo até melhor do que um tratamento particular, pela agilidade que tem”, finalizou Ediene Messias, diretora operacional do Sicoob Sul.

Projeto Prevenir / Sicoob Sul / Câncer de mama
Foto: Jonathan Gonçalves

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Jonathan Gonçalves
Jonathan Gonçalves

Graduando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), atua na parte esportiva do portal AQUINOTICIAS.COM. Atualmente, está cursando o 8° período da faculdade, acumulando bons ensinamentos, contatos e experiências ao longo do caminho. Toda segunda e sexta, comanda o podcast Linha de Fundo, que fala sobre o esporte estadual, nacional e internacional.