O presidente da China, Xi Jinping, durante um jantar no Palácio do Itamaraty, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um “pedaço da lua”. O pedaço de rocha lunar foi entregue em retribuição, após Lula presentear o líder chinês com uma cerâmica Marajoara, uma representação da cultura indígena brasileira.
A rocha lunar foi trazido pela China durante seu programa espacial. No mês de junho deste ano, a China fez história ao enviar uma missão Chang’e 6 à face oculta da Lua, região nunca vista da Terra, e trouxe amostras dessa área.
Leia Também: Exército recupera armas furtadas em batalhão; confira o desfecho
O jantar fez parte da visita de Jinping ao Brasil, onde participou da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizada nos últimos dias 18 e 19 de novembro. Após o encontro, o chefe de Estado chinês focou em fortalecer os laços diplomáticos e comerciais com seu maior parceiro na América Latina, o Brasil.
Segundo o site Terra, o encontro contou com discussões sobre acordos bilaterais. A delegação chinesa incluiu empresários de diversos setores, entre eles representantes da SpaceSail, empresa de tecnologia espacial que compete diretamente com a norte-americana SpaceX.
SpaceSail
A SpaceSail, empresa chinesa de satélites em órbita baixa, que busca desafiar a Starlink de Elon Musk, assinou um acordo para entrar no mercado brasileiro.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui