Em uma Sessão Extraordinária histórica, nesta terça-feira (3), o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) realizou a votação para a formação da lista sêxtupla com os candidatos e candidatas para o preenchimento de vaga de Desembargador(a) do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).
O Quinto Constitucional representa um marco na democratização do Poder Judiciário, pois assegura que vagas de determinados tribunais sejam destinadas a membros do sistema de Justiça que não são da carreira da magistratura, como a classe advocatícia.
Leia Também: Muniz Freire: MPE pede cassação de registro de prefeito e vice eleitos
A sessão começou às 14h, no Plenário da OAB-ES, e foi conduzida pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, ao lado da vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão; do secretário-geral, Alberto Nemer Neto; secretária-geral adjunta, Silvia Maria Hansen, e do tesoureiro, Anderson Félis, dentre outros representantes da classe.
Dos 12 candidatos(as) escolhidos(as) por meio de consulta direta a classe foram sabatinados na presença de conselheiras, conselheiros e membros honorários vitalícios. Eles tiveram um tempo para realizarem suas apresentações, mostrarem suas propostas e a representação da advocacia pelo Quinto Constitucional.
Votação
Após as apresentações dos candidatos e candidatas, teve início a votação dos Conselheiros e Conselheiras. Cada um teve direito a escolher seis nomes por meio de voto.
Após a proclamação do resultado, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, parabenizou todos os candidatos e candidatas que participaram do processo do Quinto Constitucional de forma ética. “Levem essa experiência para as vidas de vocês. Todos os candidatos e candidatas ao Quinto Constitucional são vitoriosos. A vocês, o meu respeito profundo!”, destacou Rizk Filho.
“Gostaria de agradecer, ainda, a todos os funcionários voluntários que estão aqui. A Ordem fez o trabalho dela de forma transparente, entregando esse resultado que vai ser encaminhado ao TJES. E aguardaremos o resultado final. Parabéns a todos e todas”, ressaltou ainda.
Agora, a lista sêxtupla será enviada pela OAB-ES ao TJES, que reduzirá a lista para três nomes e encaminhará para o Governo do Estado, que fará a escolha final do novo desembargador.
“Hoje foi uma sessão histórica para OAB-ES. O Conselho escolheu a lista sêxtupla de forma democrática. A disputa entre os candidatos ao Quinto foi acirrada, voto a voto. O Conselho de forma independente escolheu os nomes para lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Desejamos que o Tribunal que possa dar continuidade ao processo com muita sabedoria a escolha da lista tríplice que irá para o Governador do Estado”, destacou o secretário-geral, Alberto Nemer.
Lista sêxtupla com os nomes dos escolhidos:
Vinícius Pinheiro de Sant’Anna
OAB-ES 7213
Adriano Pedra
OAB-ES 9712
Alexandre Puppim
OAB-ES 8265
Américo Mignone
OAB-ES 12.360
Erfen Ribeiro
OAB-ES 4150
Sarah Merçon-Vargas
OAB-ES 21810
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui