‘Ecologia Integral’: Campanha da Fraternidade 2025 prepara lideranças
Durante o encerramento foram doadas dezenas de mudas de árvores e centenas de sementes para que, motivados pela CF 2025, os participantes façam o gesto concreto de plantá-las
“Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”, esse é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.
Para preparar os agentes de pastorais, lideranças leigas, movimentos e novas comunidades para bem vivenciar a CF 2025 e difundi-la, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realizou no sábado (7), no auditório do CEEFMTI Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro, um encontro conduzido pelo Padre Evaldo Praça Ferreira, Vigário Episcopal para Ação Social, e com a presença do bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP.
Leia também: Venda Nova: Coral Santa Cecília celebra 80 anos com espetáculo inédito
A abertura da atividade ocorreu com um momento orante, durante o qual foi recordado o Cântico escrito por São Francisco de Assis (Oração de São Francisco), apresentado os novos membros do Grupo de Trabalho (GT) da Pastoral da Ecologia; e refletida a leitura do capítulo 1 do livro de Gênesis, que relata a Criação, com destaque para a passagem “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), lema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha.
Ao comentar a leitura bíblica, Padre Evaldo destacou que Deus criou o homem e a mulher para que zelassem por toda a Criação, mas a ganância e egoísmo os levou ao caos, o qual só será superado se a humanidade voltar a ter comunhão com Deus. “Temos de responder a este chamado de Deus para ir organizando as coisas e sermos pregadores do cuidado com a casa comum, como o Papa Francisco nos convoca através do seu documento ‘Laudato Sí’”, comentou.
Na sequência foram apresentados alguns dos pontos centrais do texto-base. Inicialmente, foi lembrado que esta será a nona vez que a CF aborda um tema relacionado à ecologia, a qual pode ser entendida em três dimensões: a da ciência (todas as criaturas que habitam o planeta se relacionam), a das práticas (pessoas e grupos se reúnem para deter a destruição da Terra) e a da nova mentalidade (a relação de reciprocidade responsável entre o ser humano e a natureza).
Campanha da Fraternidade 2025
O texto-base também foi lembrado sobretudo de que “nos explica que a ecologia integral não deve ser entendida apenas na perspectiva da ecologia verde (o cuidado com as florestas e rios, por exemplo), mas também da ecologia econômica e social”.
Na parte final do encontro, o bispo diocesano motivou os participantes a estudarem o texto-base e as propostas de ação indicadas, para que possam pensar em iniciativas, como momentos formativos de âmbito de Área Pastoral, paroquial é CEBs.
Os assessores do encontro foram: Renan Carrari-Santos, Doutor em biotecnologia vegetal e Mestre em produção vegetal e biólogo; a bióloga Carina Prado e o Márcio Menegussi Menon, Secretário de Meio Ambiente de Atílio Vivacqua e mestrando em Agroecologia.
Padre Evaldo disse esperar que os participantes do encontro “sejam multiplicadores do que ouviram para outros agentes, criem espaços de discussão e de estudo. É muito bom a reflexão desta Campanha da Fraternidade, porque ela nos convida a uma conversão ecológica integral”.
Durante o encerramento foram doadas dezenas de mudas de árvores e centenas de sementes para que, motivados pela CF 2025, os participantes façam o gesto concreto de plantá-las.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui