Escolas do Espírito Santo terão disciplina sobre segurança no trânsito
A medida abrange as escolas públicas e particulares.
Foi aprovado na última semana, por indicação dos deputados Delegado Danilo Bahiense (PL) e Coronel Weliton (PRD), o Projeto de Lei (PL) 308/2024, que inclui a disciplina “Educação Para o Trânsito” na grade curricular do ensino infantil (até 5 anos) no Estado do Espírito Santo. A medida abrange as escolas públicas e particulares.
Na justificativa do PL, os autores citaram o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) que prevê o ensino de educação para o trânsito desde a pré-escola, “por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.
Leia Também: Câmara devolve R$ 400 mil à Prefeitura de Dores do Rio Preto
“O objetivo de iniciar a criança na educação para o trânsito é assegurar que todos tenham a formação indispensável para um trânsito mais humano, e isso deve começar desde tenra idade, preparando-a e moldando-a para que seja um futuro motorista melhor”, defenderam os deputados.
“Investindo na formação das crianças, estamos contribuindo para o surgimento de motoristas e pedestres melhores e mais responsáveis”, reforçam na mensagem. Bahiense e Weliton ressaltam ainda que o aluno funciona como “multiplicador da informação”, transmitindo aos adultos aquilo que aprendem na sala de aula.
Com a medida em vigor, o Poder Executivo terá 60 dias para regulamentar a inclusão da disciplina na grade.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui