Política Nacional

“Fiquem atentos”, diz Casagrande após alerta da Defesa Civil Estadual

No período, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas em algumas regiões do Estado.

Por Diorgenes Ribeiro

2 mins de leitura

em 23 de dez de 2024, às 17h20

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Um alerta sonoro da Defesa Civil Estadual foi enviado na tarde desta segunda-feira (23), para os celulares dos capixabas com o aviso de chuvas intensas entre os hoje (23) e amanhã (24).

No período, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas em algumas regiões do Estado.

Leia Também: Vídeo | Imagens impressionantes mostram os estragos em Afonso Cláudio

“A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta de chuvas intensas para este dia 23 e 24. Risco de inundação, alagamento e desmoronamento. Você fique atento a toda essa situação, qualquer necessidade, ligue para a Defesa Civil Municipal e Estadual para evitar riscos para seu patrimônio e, em especial, risco para a sua vida”, disse Renato.

Nas últimas horas, o volume de chuvas foi alto em alguns municípios e as equipes da Defesa Civil estão em alerta máximo. A Defesa Civil Estadual pode ser acionada pelo número 193.

Sistema de alerta

Para se cadastrar e começar a receber SMS gratuitos com alerta da Defesa Civil, envie uma mensagem de texto para 40199 com o CEP de interesse. O sistema de alerta usa mensagem de texto de celular para avisar moradores sobre o risco de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra.

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007 e, atualmente, também funciona em mais de 20 países. No Brasil, o projeto-piloto foi ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina em 2017. Pouco tempo depois, outras cinco cidades do Paraná, com cerca de 100 mil moradores, passaram também a contar com o serviço. Essas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os alertas serão divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, e pelos órgãos de Defesa Civil nos estados e municípios. As equipes locais estão orientadas a tirar dúvidas da população sobre o serviço.

Veja o vídeo:

Imagens: Instagram | Renato Casagrande

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Assuntos:

Chuvas no ES