Um terremoto de magnitude 7 sacudiu a Califórnia nesta quinta-feira (5), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor alcançou uma profundidade de 10 quilômetros, com epicentro localizado a 63 quilômetros a oeste da cidade de Ferndale, no norte do estado.
O abalo sísmico acionou um alerta de tsunami para cerca de 5 milhões de pessoas em áreas costeiras da Califórnia e do Oregon, conforme informações do Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA. Até o momento, não há relatos oficiais de vítimas ou danos estruturais significativos.
As autoridades locais estão em alerta máximo. O governador da Califórnia participa de reuniões com equipes de emergência para avaliar os riscos e coordenar possíveis ações de resposta.
Alerta de tsunami preocupa a população
O alerta de tsunami mobilizou equipes de emergência e deixou moradores das regiões costeiras em estado de atenção. Especialistas recomendam que a população siga as orientações das autoridades e esteja preparada para possíveis evacuações, caso necessário. Apesar da magnitude do tremor, o USGS informou que a situação está sendo monitorada de perto para determinar a gravidade do impacto.
Histórico de terremotos na Califórnia
A Califórnia, por sua localização geográfica, está inserida em uma das regiões mais sísmicas do mundo. Isso ocorre, principalmente, devido à falha de San Andreas, que atravessa boa parte do estado. Como resultado, grandes terremotos são comuns na área. Além disso, eventos dessa magnitude costumam ser acompanhados por réplicas e, por conseguinte, riscos secundários, como deslizamentos de terra e tsunamis.
Por essa razão, moradores da região e turistas devem permanecer atentos às atualizações emitidas pelas autoridades. Enquanto isso, mais informações serão divulgadas à medida que os órgãos de emergência avaliarem a situação.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui