Na manhã deste sábado, 7 de dezembro, durante agenda oficial no município de Anchieta, o governador Renato Casagrande (PSB) entregou ao reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Pe. Álvaro Negromonte, SJ, a medalha recebida do Papa Francisco em audiência oficial no Vaticano, realizada em 09 de novembro. Gesto de fé, gratidão e compromisso com os valores de São José de Anchieta, que em sua missão histórica defendeu o meio ambiente, os povos indígenas e a riqueza cultural do Espírito Santo e do Brasil. A medalha, doada ao Santuário, ficará exposta e acessível aos turistas, visitantes e devotos.
O reitor agradeceu a confiança e destacou a relevância do momento para a história do Santuário:
“Recebemos com profunda alegria a medalha presenteada pelo Papa Francisco ao governador Renato Casagrande, agora confiada ao Santuário Nacional São José de Anchieta. Este gesto reflete como os valores de fé, cuidado com o próximo, defesa dos povos indígenas e preservação da Casa Comum, vividos por São José de Anchieta, continuam a nos inspirar e orientar nossa missão. Agradeço a confiança do governador que fortalece nosso compromisso de preservar a memória e o legado de nosso padroeiro.”
Leia Também: Renato inaugura Praça São Pedro e anuncia investimentos em Anchieta
A audiência no Vaticano antecedeu a participação do governador na Conferência Internacional do Clima. Durante o encontro, Casagrande e o Papa conversaram sobre a encíclica Laudato Si’, destacando a importância de ações concretas em defesa do meio ambiente. Na ocasião, uma escultura de São José de Anchieta, criada pelo artista Ivan Coelho foi entregue ao Papa Francisco.
Ícone de São José de Anchieta
Na cerimônia deste sábado, em Anchieta, o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Piúma, Clinger Bernardes, entregou ao governador uma réplica do ícone de São José de Anchieta, obra que integra o acervo do Santuário Anchieta.
O ícone, a escultura e a medalha recebida do Pontífice, agora no Santuário, representam um diálogo entre fé, arte e natureza. São José de Anchieta foi um incentivador das artes no Brasil, utilizando a cultura como meio de expressão e transformação. O encontro de hoje celebram esse legado, reafirmando o compromisso com o patrimônio espiritual, cultural e ambiental do Espírito Santo.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui