Filha de guaçuiense ganha Globo de Ouro
Fernanda superou as atrizes Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet e se sagrou a primeira brasileira a conquistar uma estatueta do prêmio por sua atuação.

A atriz Fernanda Torres, filha do ator e diretor capixaba Fernando Torres (14.11.1927 – 04.09.2008), natural de Guaçuí, município do Sul do Estado, venceu o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama do Globo de Ouro 2025. Ela foi a protagonista do longa Ainda Estou Aqui.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA vitória ocorreu na noite deste domingo, 5, no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos, durante a cerimônia da 82ª edição da premiação.
Fernanda superou as atrizes Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet e se sagrou a primeira brasileira a vencer uma estatueta do prêmio por sua atuação. Em seu discurso, a atriz agradeceu sua mãe, a também atriz Fernanda Montenegro, e celebrou a importância do longa.
Leia Também: Thiago Nigro posta foto do feto que Mayra Cardi “perdeu” e web reage
“Eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não tem ideia, ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova que a arte perdura na vida, até durante os momentos mais difíceis, como os quais Eunice Paiva passou”, afirmou Fernanda. “Com tantos problemas no mundo de hoje, tanto medo, esse é um filme que nos ajuda a sobreviver em tempos tão desafiadores quanto esses”.
O filme de Walter Salles também estava concorrendo ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, mas acabou sendo superado por Emilia Pérez. Nas redes sociais, muitos brasileiros expressaram indignação com a decisão.
Veja discurso de Fernanda Torres no Globo de Ouro na íntegra:
“Meu Deus, eu não preparei nada, eu não estava pronta. Esse foi um ano incrível para as atuações femininas, tantas atrizes que eu admiro. É claro, eu tenho que agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, é claro, que quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não tem ideia, ela estava aqui há 25 anos atrás. Isso é uma prova que a arte perdura na vida, até durante os momentos mais difíceis, como os quais Eunice Paiva passou. Com tantos problemas no mundo de hoje, tanto medo, esse é um filme que nos ajuda a sobreviver em tempos tão desafiadores quanto esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Globo de Ouro.”
Reconhecimento
Em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva – mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva e viúva do ex-deputado federal Rubens Paiva. No longa biográfico, inspirado no livro homônimo escrito por Marcelo, acompanhamos a vida da família Paiva durante a ditadura militar. Quando o patriarca da casa é raptado pelo regime, cabe a Eunice manter sua família unida e lutar pelo esclarecimento do sumiço de seu marido.
A obra de Walter Salles se tornou um fenômeno de público e crítica, vendendo mais de 3 milhões de ingressos no Brasil e ganhando destaque internacional em diversas premiações cinematográficas ao redor do mundo. Com a vitória no Globo de Ouro, uma indicação para o Oscar se torna ainda mais possível.
Apesar da premiação organizada pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood ter votantes diferentes, a atenção gerada pela vitória tende a alavancar o interesse e o reconhecimento de Fernanda entre seus pares. Com isso, é possível que a candidatura da brasileira ao maior prêmio do cinema mundial ganhe ainda mais força.
Caso a indicação seja conquistada, Fernanda Torres repetirá o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicado ao prêmio de Melhor Atriz Principal no Oscar de 1999 por Central do Brasil.
A lista completa de indicados ao Oscar 2025 será revelada em 17 de janeiro. O Brasil também sonha com uma indicação de Ainda Estou Aqui nas categorias de Filme Internacional e Melhor Roteiro Adaptado.
Estadão Conteúdo